23 de julho de 2024
AVES QUE ESTAVAM SEM ANILHAS FORAM SOLTAS NA NATUREZA E PÁSSAROS ANILHADOS FORAM ENCAMINHADOS PARA CENTRO DE TRIAGEM EM DIVINÓPOLIS. 56 GAIOLAS APREENDIDAS FORAM DESTRUÍDAS / Foto: Divulgação
ITAÚ DE MINAS – Em uma operação considerada exemplar, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) resgatou 86 pássaros da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro em uma fazenda na zona rural de Itaú de Minas.
Na ação foram aplicadas multas no valor de R$ 97 mil e os policiais prenderam um homem por suspeita de irregularidade na posse das aves e apreenderam uma cartucheira sem documentação.
Entre os pássaros resgatados estavam 25 trinca ferros, 11 canários da terra, um sabiá laranjeira, três curiós, dois coleiros, 12 azulões, um bigodinho e um pintassilgo. Os policiais também apreenderam 56 gaiolas, que foram destruídas.
Parte das aves que estavam em bom estado de saúde e não apresentavam anilhas foi solta na natureza e os pássaros que estavam com anilhas foram encaminhados para um centro de reabilitação em Divinópolis.
A operação ocorreu no dia 12 deste mês e foi realizada por equipes da PM MAmb de Passos e de Piumhi.
Segundo informações da corporação, a operação foi desencadeada após uma denúncia anônima e rastreamento até chegar nas aves que eram mantidas em cativeiro. Durante a abordagem, o suspeito admitiu a posse dos pássaros, que pertenciam a diversas espécies, revelando que alguns deles não possuíam anilhas.
Ainda de acordo com a PM MAmb, o homem também não apresentou documentação que respaldasse legalmente a posse das aves. Na fazenda, os policiais encontraram uma arma de fogo do tipo cartucheira, calibre 32, sem a devida documentação.
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia da Polícia Civil.
Os pássaros resgatados foram examinados por um médico veterinário, que atestou que as aves não anilhadas estavam saudáveis e, portanto, aptas para serem reintroduzidas no habitat natural.
As aves que estavam anilhadas foram apreendidas e enviadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis. Segundo a PM Mamb, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 97.014,48 em decorrência do crime de cativeiro irregular de pássaros.
A polícia também detectou indícios de crimes conforme a legislação ambiental, incluindo a posse ilegal de arma.
“Essa operação destaca o compromisso da Polícia Militar de Meio Ambiente em proteger a fauna silvestre e combater práticas ilegais que ameaçam a biodiversidade, demonstrando eficiência e dedicação em suas ações” afirma o sargento Marcelino.