12 de julho de 2024
Ginásio Baru de Pádua será palco de todas as provas da Olimpíada Municipal de Atletismo adaptado para quadra coberta / Foto: Divulgação
ÉZIO SANTOS
PASSOS – A Secretaria de Educação promove neste sábado, 13, a Olimpíada Municipal de Atletismo adaptado em quadra coberta, apenas para alunos das 13 escolas municipais, incluindo as da zona rural. Será a 13ª edição do evento idealizado pelo professor Hélvio Vieira Maia, com o apoio de professores e colaboradores da rede municipal de ensino.
Todas as seis provas serão disputadas no ginásio da Praça Municipal Baru de Pádua, entre 7h30 e 17h, com intervalos para lanches, almoço e a cerimônia de abertura, prevista para ocorrer às 13h. Os mais de 300 alunos inscritos, de ambos os sexos, estão divididos em duas categorias: A – de 6, 7 e 8 anos; B – de 9, 10 e 11 anos.
O grupo de crianças de menor idade vai competir entre 7h30 e 11h, enquanto que os demais de 13h30 às 17h. As 13 escolas foram divididas nas séries A e B e cada uma será representada por 12 alunos que participarão de provas nos períodos vespertino e matutino.
As provas oficiais programadas são: corrida de resistência de velocidade com revezamento, corrida com barreiras, salto em distância, salto com vara em distância, arremesso de peso e corrida em curva. Serão premiadas com troféus e medalhas, as três escolas melhores colocadas nas categorias A e B. Todos os participantes receberão medalha de participação.
Além de professor de educação física, Hélvio ocupou a função de Diretor Municipal de Esportes entre 1997 e 2000, anos antes de se tornar secretaria. Foi também presidente da Federação Mineira de Atletismo por 16 anos, de 1993 a 2009. Quando esteve na Alemanha, representando a Confederação Brasileira da modalidade, Hélvio conheceu o projeto da olimpíada de atletismo adaptado e o colocou em prática como novidade em Passos.
“Coincidentemente, na época, Rosa Beraldo era secretária de Educação e voltou. Fico feliz porque passaram várias pessoas na função dela e a Olimpíada só não aconteceu na pandemia da Covid 19. Eu sempre digo que o atletismo é a base do esporte, porque os atos de correr, saltar e lançar são aplicados em todas as modalidades”, ressaltou o coordenador do evento deste sábado.