Destaques Esporte

Atleta de Itaú de Minas defende o Brasil no Karatê

24 de junho de 2024

Marcela nunes É a única representante de Minas no sul / Foto: Reprodução

BIANCA SIMIONATO

ITAÚ DE MINAS – A atleta de Itaú de Minas, Marcela Corrêa Nassif Nunes, de 13 anos, irá representar a seleção brasileira nesta segunda-feira, 24, pelo Sul-Americano de Karatê. A jovem itauense é a única representante de Minas Gerais na categoria kata.

O Sul-Americano de Karatê acontece entre os dias 24 e 30 de junho na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Marcela competirá na quarta-feira, 26, na categoria Kata Individual 12 a 13 anos. Ela, sua família e seu treinador, Reinaldo Alves, embarcaram neste domingo, 23, para a Bolívia. Esta é a primeira vez que a atleta participa de um campeonato internacional.

Wanderla Nunes, mãe de Marcela, comenta que para a família a filha já é uma campeã. “Para nós, somente o fato de participar de um campeonato deste nível, representando nosso país, faz da Marcela uma campeã. Mesmo que ela não consiga o pódio, continuaremos nos orgulhando dela, por sua dedicação e coragem. Quanto ao resultado do Sul-Americano, seja o que Deus quiser”, disse.

Onze países sul-americanos irão competir no evento. Segundo o site da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), a seleção brasileira será representada em 16 categorias, com dois atletas por categoria e quatro atletas por equipe defendendo o país.

Trajetória

Marcela Nunes começou no karatê aos 6 anos, participando das aulas com Reinaldo Alves, no CRAS de Itaú.O gosto pela arte marcial já estava em seu sangue, pois seu pai também praticou o esporte. Durante a pandemia, Marcela não parou de praticar, fazendo aulas virtuais com Lincoln Wilker Fioratti Silva.

A jovem atleta já foi campeã em diversos campeonatos regionais, é bicampeã mineira (2023 e 2024), e foi campeã no Jemg 2023, con seguindo vaga para o JEBs, no qual conquistou o bronze da série ouro. Ela obteve a 3ª colocação no Open Nacional, e na Final do Brasileiro em 2023, liderou o ranking mineiro em 2022 e 2023, e garantiu a tão sonhada vaga na Seleção Brasileira de Karatê. Também foi campeã no Campeonato Brasileiro de
Goju Ryu da IKGA, no início deste mês.