Informes

INFORMES

7 de maio de 2024

LIXO NÃO RECOLHIDO / Foto: Reprodução

Lixo

A falta de coleta de lixo na cidade de Passos teve repercussão na sessão de ontem da Câmara de Passos, sendo tema dos pronunciamentos dos vereadores Aline Macedo, Maurício Silva e Luis Carlos Dentinho.

Inconcebível

A primeira a tratar do tema foi a vereadora Aline Macedo, para quem a situação é inconcebível para uma cidade como Passos, que tem recursos e orçamentos para isso.

Responsabilidade

Segundo ela, faltou responsabilidade daqueles que são remunerados para isso. “Não adianta chamar os coletores e pedir para eles fazerem o serviço, pois não lhe são oferecidas condições para isso”, argumentou.

Empresa

Ela deu conta que, em conversa com a empresa, serão colocados 5 caminhões para atuar na cidade e haverá um abono salarial para os trabalhadores para compensar acúmulo de lixo (foto) nos últimos dias na cidade

Emprestado

O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, reconheceu que houve falha da empresa que só tinha um caminhão para o atendimento e informou que a Prefeitura vai ceder três caminhões para regularizar a coleta na cidade.

Reação

Reagindo à informação, o vereador Luis Carlos Dentinho questionou: “a Prefeitura vai emprestar os caminhões e ainda vai pagar para a empresa?”

Passado

Maurício argumentou que a Prefeitura está tentando evitar a contratação emergencial de uma empresa para a coleta, mas que o faz com cuidado para evitar erros do passado, quando a Prefeitura se viu envolvida em denúncias de desvio de recursos e ações do Ministério Público

Os mesmos

E a reação dos seus pares na Casa também foi imediata, pois segundo os vereadores Luis Carlos e Aline Macedo, boa parte dos envolvidos naquelas denúncias estão hoje no primeiro escalão do prefeito Diego Oliveira.

Visitas

Os vereadores Michael Silveira e Maurício Silva prestaram contas dos contatos mantidos em Belo Horizonte na semana passada, numa comitiva comandada pelo prefeito Diego Oliveira.

Cemig

Na Cemig foram tratados assuntos como a ampliação da rede para o atendimento das necessidades da fábrica da Heineken e na captação de água da futura empresa. Além disso reafirmaram o pedido para melhoria na rede de energia elétrica da zona rural.

Sangue

Estiveram ainda na Hemominas, solicitando a ampliação da unidade em Passos, que tem doadores sobrando e pessoal de atendimento faltando. Foi sugerida a construção da sede no imóvel do projetado e abandonado Hospital da Mulher, em frente ao Polivalente.

Transporte

Os vereadores Edmilson Amparado e Dirceu Soares voltaram a solicitar da Prefeitura a renovação do projeto de ajuda no transporte dos estudantes que fazem cursos fora do domicílio de Passos, como ocorreu no ano passado.