Informes

INFORMES

22 de abril de 2024

OLGA ASSUME NA AMEG / Foto: Reprodução

Ameg

O presidente do Consórcio Ameg – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – e prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, anunciou em suas redes sociais que Olga Bastos (foto) é a nova secretária-executiva da entidade.

Currículo

Olga é natural de Cássia, graduada em Serviço Social e Gestão de Recursos Humanos, possui várias pós-graduações nas áreas de educação, assistência social, gestão pública e direito público, e é mestra em desenvolvimento regional e meio ambiente.

Cargos

Profissionalmente, já ocupou diversos cargos públicos como Diretora Regional da Sedese de Passos, assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais E Chefe de Gabinete da Prefeitura de Passos

Secretarias

Ela também foi Secretária de Ação Social do Município de Claraval e por duas vezes Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação do Município de Cássia, cargo que exerceu até o convite para assumir a Secretaria Executiva da Ameg.

Apoio

Segundo Rafael, após reunião com os prefeitos e prefeitas, colocou o nome para deliberação, sendo aprovado pelos presentes. “Endossada a indicação, tenho convicção do bom trabalho e das mudanças que juntos faremos pela Ameg neste ano de 2024”, afirmou o prefeito.

Segurança

Na semana que passou a Delegacia Fluvial de Furnas sediou um curso crucial para quem trabalha com embarcações de passageiros: o curso ESEP (Embarcação de Passageiros) em Furnas.

Carmo

Do curso, participaram profissionais que atuam no transporte de balsas de Caro do Rio Claro. Essa capacitação é obrigatória para garantir a segurança dos passageiros durante o transporte aquaviário.

Férias

A Câmara de Itaú de Minas tinha na pauta da reunião desta semana o requerimento da vereadora Juliana Mattar que solicitava informações do Executivo sobre o pagamento de férias prêmios dos servidores municipais;

Imóvel

Também na pauta, a deliberação plenária acerca da composição da Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar suposta omissão da Prefeitura na doação de imóvel para a empresa Treat.

Dívida

O ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques autorizou novamente a prorrogação da carência da dívida de cerca de R$ 165 bilhões do Estado de Minas Gerais com a União por apenas 90 dias, ou seja, até 20 de julho.

Liminar

A liminar foi dada pelo ministro já na noite desta sexta-feira, 19, às vésperas do fim da data-limite, que já havia sido estendida por 120 dias até este sábado.

Alerta

Entretanto, Nunes Marques observou que a prorrogação do prazo tem que ser acompanhada por “atitudes concretas” e “disposição a uma negociação célere e respeitosa” entre Minas e União.