Destaques Esporte

Atlético atinge feito que não ocorria há mais de 40 anos no Mineiro

9 de abril de 2024

Foto: Reprodução

PASSOS – A vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, neste domingo, 7, fez com que o Atlético atingisse um feito que nenhum clube conseguia há mais de 40 anos no Campeonato Mineiro. Com o título no Mineirão, o Galo conquistou o pentacampeonato do torneio, o que não ocorria desde a década de 1980.

O Galo detém uma hegemonia estadual nos últimos anos.  Venceu as últimas cinco edições da competição. Os oponentes derrotados nas finais foram: Tombense (2020), América (2021 e 2023) e Cruzeiro (2022 e 2024).

Com o pentacampeonato, o Atlético alcançou feito realizado apenas duas vezes na história da centenária instituição: a primeira entre 1952 e 1956 e a segunda entre 1979 e 1983, com direito a hexacampeonato.

No último penta conquistado pelo clube, Reinaldo era a referência técnica da equipe. O ex-atacante marcou 47 gols para o Galo nas edições do Mineiro. Além dele, fizeram parte daquela geração grandes nomes da história do Galo, como o zagueiro Luizinho e os meio-campistas Toninho Cerezo e Paulo Isidoro.

Neste ano, o time foi liderado por Hulk, principal jogador da equipe e artilheiro da competição.

Junto ao Galo, apenas um quarteto também foi pentacampeão mineiro. São eles: o goleiro Matheus Mendes, o lateral-direito Mariano, o zagueiro Igor Rabello e o lateral-esquerdo Guilherme Arana.

Os quatro são os jogadores com mais tempo “de casa” no elenco. O goleiro Everson, o meio-campista Matías Zaracho e Eduardo Vargas chegaram ao clube em 2020, após o término do Campeonato daquele ano.

Com o título desse ano o Atlético entrou no top 3 de maiores campeões estaduais do Brasil ao conquistar o Campeonato Mineiro pela 49ª vez. O clube alvinegro só fica atrás do ABC, com 57 conquistas no Rio Grande do Norte, e do Bahia, com 50 taças na Bahia.