8 de abril de 2024
Apreensão ocorreu após denúncia de maus tratos contra animais em Piumhi. PM MAmb apreendeu 14 aves / Foto: Reprodução
PIUMHI – A Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) apreendeu 14 galos e prendeu um homem acusado de maus tratos contra as aves, na última quinta-feira, 5, em Piumhi. A suspeita é que os animais eram usados em brigas de rinha.
Segundo a PM MAmb, os animais estavam em gaiolas que ficavam em um local com pouca ventilação e alguns apresentavam mutilações nas cristas e barbelas. Um deles estava cego de um olho.
Os policiais também apreenderam esporas plásticas e biqueiras e a suspeita é que os galos fossem usados para brigas em rinhas. Após a apreensão, as aves foram encaminhadas para reabilitação em uma universidade em Formiga.
De acordo com informações da PM MAmb, a ocorrência aconteceu após uma denúncia de maus tratos. No local, os policiais encontraram os galos acomodados em baias (gaiolas) pequenas que ficavam um cômodo com pouca ventilação e luz solar.
No imóvel, a PM MAmb também encontrou esporas plásticas e biqueiras para treinamento, possivelmente, para brigas em rinhas. Segundo a corporação, algumas das aves possuem plaquetas de identificação afixadas em uma das asas.
O dono das aves foi localizado em uma propriedade rural, onde trabalha, e foi preso pela PM MAmb. Ainda segundo a polícia, os animais aparentavam muita agressividade e sinais de maus tratos, como mutilações.