5 de março de 2024
Paul McCartney, a modelo Paris Jackson, Ringo Star e sua mulher, Barbara Bach, no desfile de Stella McCartney./ Foto: Reprodução.
MODA
Os Beatles Paul McCartney e Ringo Starr assistiram nesta segunda-feira, 4, ao desfile de Stella McCartney em Paris, uma apresentação que defendeu uma moda com responsabilidade ambiental.
Defensora dos animais e do meio ambiente, Stella McCartney, filha de Paul, chamou o mundo da moda a “acordar”, durante um desfile no qual reivindicou que 90% das matérias-primas da coleção são eco responsáveis, começando pelo couro vegano das bolsas.
A criadora multiplicou as roupas com “proporções exageradas”, muito estruturadas, e os vestidos de festa com materiais nobres, porém mais excêntricos do que o habitual. Sobre os materiais, a estilista disse que busca “soluções que permitam não distinguir a diferença a olho nu”, como um conjunto de couro sintético branco.
Depois dos dias de chuva em Paris, o sol brilhou para o desfile, sob a claraboia do Parc André Citroën, na presença especial de uma infinidade de celebridades e amigos. Na passarela, várias “filhas de”, como Lily Moss, filha da supermodelo Kate Moss.
Stella McCartney fundou sua marca homônima em 2001, depois de trabalhar na Chloé, deixou Londres para apresentar seus desfiles em Paris, seguindo o exemplo de Alexander McQueen e Victoria Beckham.
Encerrando a temporada de outono-inverno 2024, a Semana de Moda de Paris teve início na última segunda-feira (26) e foi encerrada ontem. Eiquetas como Dior, Saint Laurent e Balmain demonstraram suas apostas em desfiles icônicos que, além de alertarem tendências, também prometem estar em alto nos próximos meses.
Durante a apresentação da Dior, o foco de Maria Grazia Chiuri esteve direcionado para o fim da década de 1960, para manter a estética carregada de feminilidade que se conecta com a arte e o legado da maison francesa. Na passarela, além da simplicidade que marca a sua assinatura, a coleção de inverno trouxe um ar leve com looks à base de alfaiataria. A oncinha, estampa clássica e que nunca perde a elegância, também se consagrou em cena. Garantindo o peso certo para o look, as botas de cano longo vêm se mostrando uma das tendências da temporada, ao provar o quanto a moda é cíclica, além de destacar a pegada sexy na composição do estilo.
E por falar em sensualidade, como já era de se esperar, a Saint Laurent, por exemplo, cravou a palavra ao desenhar uma coleção em que os seios femininos ganham total evidência e liberdade.
Ainda na passarela de Vaccarello, a meia-calça ganhou protagonismo em looks que iam muito além das pernas, uma vez que apareceu em vestidos sem mangas e cinta-liga, por exemplo.
Na passarela da Balmain, o inverno chegou acompanhado de frutas, com destaque para as uvas, símbolo que marca o principal produto da cidade natal do diretor criativo Oliver Rousteing. O desfile contemplou os cachos em chaveiros das bolsas, brincos, colares, bordados e outras composições.