17 de fevereiro de 2024
Desfile da Associação dos Criadores Mineiros- A.CRIEM./ Foto: Divulgação.
BLOCO DE MODA – Wagner Penna
Um dos pontos cruciais para que um polo de moda, com alguma importância, seja reconhecido como tal é estimular e garantir a sobrevivência de novos criadores. Nesse aspecto, Minas é um celeiro de talentos, que, cada vez mais, estão voando para outros ninhos fashion mais acolhedores.
Alguns dos nomes pinçados nos concursos realizados para descobri-los, preferiram juntar suas coisas e ir, principalmente, para São Paulo. Outros, tentaram alguma coisa por aqui – mas desistiram diante de dificuldades.
A razão é que, mais que descobri-los, é preciso dar o suporte financeiro, gerencial, marketing & divulgação e esperar sua consolidação – algo que demora, no mínimo, dois anos.
Caso algo não seja feito pelas entidades fomentadoras do negócio de moda, esse assunto atingirá patamares desoladores. O problema não é só mineiro, nem apenas brasileiro. Na recente semana de moda de Nova York, os comentários mais ácidos foram em torno de jovens estilistas – que não conseguem se firmar (pela falta de investidores) e estão seguindo para Londres, cidade onde ‘novos talentos’ têm um valor além do comercial.
É algo que exige reflexão mais profunda.
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Com mais de 50 marcas já garantidas, o salão de negócios BH-à-Porter começa no próximo dia 11 de março, mostrando o inverno 2024 das marcas que trabalham com pronta-entrega por atacado. Cada uma delas lança suas novidades nos showrooms da capital mineira até o dia 15 de março. Ótima oportunidade para os lojistas garantirem seus estoques invernais.