1 de fevereiro de 2024
Comerciante aponta quais clubes têm os produtos mais procurados./ Foto: Divulgação.
Leonardo Natalino
PASSOS – Levantamento feito pela Folha da Manhã consultou 90 moradores de Passos e constatou uma diversidade de torcedores de clubes futebol. No município, 48,8% afirmam torcer para times paulistas, enquanto que 22,2% torcem para clubes mineiros. Segundo a consulta, o Corinthians lidera no número de torcedores, com 21, o que representa 23,3% dos consultados.
Ao todo, 44 apontaram clubes paulistas (48,8%), 26 clubes cariocas (28,8%) e 20 clubes mineiros (22,2%). Após o Corinthians aparece na sequência o Flamengo, com um torcedor a menos que o Alvinegro (22,2%), seguido por São Paulo, com 13 (14,4%); Cruzeiro, com 12 (13,3%); Palmeiras, com oito (8,8%); Atlético, com sete (7,7%); Vasco da Gama, com três (3,3%); Fluminense, com dois (2,2%); Santos, com 2 (2,2%); e Botafogo, com um (1,1%).
Proprietário de uma loja de artigos de futebol em Passos, Robson Torres, listou quais clubes têm os produtos mais procurados no estabelecimento. “Saem muitas coisas de Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Atlético, Cruzeiro, Santos e Vasco. Nessa ordem”.
“Eu sou palmeirense. Meu pai também é, mas não torço por conta dele. Na década de noventa os clubes paulistas eram muito fortes. Palmeiras, Corinthians e São Paulo. E o meu avô é vascaíno”, disse o comerciante passense.
Torcedor do Cruzeiro, Luiz Pena conformou com o alto número de torcedores de clubes fora do estado no município. “Corintiano e flamenguista têm em todo canto. Eu sou cruzeiro e não tenho nada contra os outros”.
Ao contrário de Luiz, a atleticana Rafaela Vilela, recepcionista de uma imobiliária, estranha a preferência de mineiros por clubes de outro estado. “Eu tenho uma coisa comigo. Eu sou mineira. Não faz sentido para mim torcer para outro time que não seja de Minas Gerais. Eu acho bonito isso. Eu sou mineira e vou honrar Minas”.
“O escudo do Galo é o mais bonito. A torcida do Atlético é a que mais me encanta. É uma torcida humilde. Encaixa com a minha personalidade. Não me vejo torcendo para time de outro estado. Meu namorado é são-paulino, mas vou passar para os meus filhos. Minhas crianças vão ser atleticanas também”, enfatizou Rafaela.