31 de janeiro de 2024
Foto: Arquivo FM.
Ézio Santos
S. J. B. GLÓRIA – Depois da cobrança através de um vídeo gravado por um vereador do MDB de que três processos seletivos supostamente não teriam sido divulgados publicamente como determina a Lei Municipal 1.688, a Prefeitura de São João Batista do Glória cancelou os três processos, cujo prazo de inscrição já se encerrou.
A medida foi tomada na última terça-feira, dia 30, tão logo o documento assinado por Danilo Soares Marques foi protocolado, e, consequentemente, o prefeito Celso Henrique Ferreira, por intermédio da sua chefia de Gabinete e assessoria de comunicação, teria tomdao conhecimento do fato.
“Informo que os processos seletivos 01, 02 e 03 de 2024 foram cancelados. Novos editais serão lançados posteriormente. A prefeitura lamenta o ocorrido e pede desculpas pelos transtornos causados. Para mais informações, por favor, entre em contato com a prefeitura municipal de São João Batista do Glória”, informa a assessoria de comunicação por meio de nota.
O vereador afirma que os editais teriam sido postados apenas no site oficial da prefeitura, enquanto que na lei reza a divulgação também no Facebook e Instagram. “Ela se tornou de extrema importância, pois seu cumprimento viabiliza a participação do maior número possível de glorienses em processos seletivos, entre outros benefícios. A publicidade e transparência das ações do poder público são fundamentais para o adequado funcionamento da máquina administrativa, permitindo que todos acompanhem as ações”, afirmou Danilo.
“No caso em questão, meu primeiro passo foi notificar a Prefeitura sobre a irregularidade, a fim de que as devidas providências sejam tomadas. Desta forma, vislumbramos a possibilidade de prorrogação do prazo para inscrições ou de reinício dos trâmites”, completou o legislador, ainda sem saber a deliberação por parte do gestor municipal.
Ao ser informado, à tarde, pela reportagem sobre medida tomada pela prefeitura em cancelar os processos seletivos, Danilo comentou que “a decisão vem de encontro com o resultado que esperávamos, onde reforça que cumprindo a lei e divulgando amplamente. Fornecemos a possibilidade de mais pessoas participarem, gerando oportunidades iguais. Reitero ainda que essa mobilização nos traz a tranquilidade que futuros processos seletivos serão corretamente divulgados conforme manda a lei”.
No final da manhã desta terça-feira, o prefeito Celsinho passou mal e foi levado para o Hospital Municipal Dona Chiquita. A reportagem não conseguiu contato com o médico plantonista, Nilo Parreira, por isso, oficialmente não se sabe o que o político se queixou quando foi prontamente atendido.
No final da tarde, o também médico gloriense, ex-prefeito do município, e membro do corpo clínico da Santa Casa de Passos, Gleyson Martins, revelou que Celsinho contraiu, supostamente, infecção intestinal, mas será confirmada após resultados de exames, cujo objetivo é combater possíveis outros problemas gastrointestinais. “O prefeito está bem. Seu quadro de saúde é estável e nada de grave por hora”, ressaltou por volta das 17h.