Destaques Geral

Programa atinge 3,4 mil usuários no 1º mês de transporte grátis em Piumhi

27 de janeiro de 2024

Foto: Divulgação.

Lívia Peres

PIUMHI – No primeiro mês de gratuidade no transporte público de Piumhi, os ônibus que fazem as duas linhas da cidade transportaram 3.437 pessoas. Com investimento de R$ 100 mil por mês no programa “Tarifa Zero”, a prefeitura estima um custeio de R$ 7,37 por quilômetro rodado. Entre os dias 15 e 19 deste mês, os veículos registraram tráfego de 2.165 quilômetros.

O Tarifa Zero conta com 30 pontos de ônibus e funciona de segunda a sexta, com horários das 5h às 22 horas, e no sábado, das 5h às 16h com duas linhas de atendimento, chamadas de Rota Azul e Rota Vermelha. O transporte é feito pela Companhia Sul de Minas, de Carmo do Rio Claro, e utiliza três veículos, sendo dois em circulação e um de reserva.

Logo na primeira semana após a implantação, ocorrida no dia 26 de dezembro do ano passado, o número de usuários do transporte público gratuito chegou a 1.559 passageiros. A prefeitura comemora a adesão e aceitação por parte dos usuários do transporte e prevê que o número de usuários deve aumentar.

O programa está sendo recebido pela população da melhor forma possível, de maneira muito positiva. Estamos em uma cidade em pleno crescimento demográfico e com pontos equidistantes de até 7 km de extensão. O transporte foi implementado com o objetivo de atender os munícipes de maneira abrangente”, afirma o chefe do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Piumhi, Wallace Santana.

Segundo ele, o transporte público gratuito deve beneficiar a economia, com maior movimentação no comércio, a educação, com atendimento aos estudantes e profissionais da área, e também o trânsito da cidade, com menos carros particulares rodando pelas ruas.

“Em todos os aspectos, beneficia os lojistas, pois permite que as pessoas se desloquem e eventualmente consumam mais. No trânsito, o benefício é ainda maior, pois muitas pessoas deixam de utilizar seus automóveis particulares”, pontua Santana.

Para a moradora Ana Elise Pereira, o transporte gratuito em Piumhi está funcionando bem e, por ser recente, muitas pessoas ainda estão se habituando à novidade. Ela também afirma que a gratuidade beneficia trabalhadores que precisam se deslocar para ir ao trabalho, mas aponta a necessidade alguns ajustes em horários, principalmente no final da tarde.

“Na minha visão, por ser um programa novo, é necessário tempo para que tudo se encaixe no lugar, mas é de extrema importância um transporte coletivo em uma cidade do tamanho de Piumhi. Como é gratuito, eu tenho a liberdade de ir em qualquer lugar da cidade, sem gastos, além de ajudar a população que trabalha longe de suas casas”, afirma.