24 de janeiro de 2024
Brumadinho
Às 12h28 desta quinta-feira, 25, completam-se cinco anos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, que causou a morte de 272 pessoas e espalhou resíduos de minério na bacia do Rio Paraopeba. Para lembrar a tragédia, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) presta uma homenagem às vítimas nesta quinta-feira, em um ato realizado no mesmo horário da tragédia.
Lei
De acordo com a Lei 23.590, de 2020, a data de 25 de janeiro foi transformada no “Dia de Luto em Memória das Vítimas do Rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 2019, em Brumadinho”. Esta lei prevê que as bandeiras das repartições públicas do Estado permanecerão hasteadas a meio mastro e será realizado um minuto de silêncio nos eventos oficiais.
Ato
O ato no Parlamento Mineiro vai acontecer no Largo das Bandeiras do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Todas as bandeiras serão hasteadas e, em seguida, arriadas as de Minas Gerais e de Belo Horizonte pela Polícia Legislativa. Também será depositada uma coroa de flores no Memorial em homenagem às vítimas no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
Memorial
Inaugurado em 23 de janeiro de 2020, como forma de honrar os mortos pelo rompimento da barragem, o Memorial traz os nomes das vítimas e um trecho do poema “Lira Itabirana”, de Carlos Drummond de Andrade: “Quantas toneladas exportamos de ferro? Quantas lágrimas disfarçamos sem berro?”.
Associação
Durante o mês de janeiro, a Associação dos familiares de vítimas e atingidos da tragédia do rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho/MG (Avabrum) promoverá uma série de eventos, entre os quais carreata, passeio ciclístico, seminário e o Ato 5 Anos Sem Justiça no Letreiro de Brumadinho.
Itaú de Minas
A Câmara de Itaú de Minas vai realizar, nesta quarta-feira, 24, uma sessão extraordinária para discutir sobre requerimento da prefeitura que trata de projetos sobre revisão geral dos vencimentos dos servidores públicos do município. A sessão será realizada às 12h30.
Agentes
Segundo informações do Legislativo, a reunião vai tratar de discussão e votação do requerimento para a concessão do Regime de Urgência Especial ao projeto de Lei número 1, que dispõe sobre a revisão geral dos vencimentos dos servidores públicos municiais, do projeto de Lei número 2. que dispõe sobre o pagamento do piso nacional dos agentes comunitários de Saúde e dos agentes comunitários de combate a endemias, do projeto número 3, que dispõe sobre o pagamento do piso nacional dos profissionais do magistério público municipal e do projeto de resolução número 1, que dispõe sobre a revisão geral dos vencimentos dos servidores da Câmara.
FRASES
“.”