11 de janeiro de 2024
CRISTIANO GERALDO RESOLVEU ASSUMIR O CARGO PARA MELHOR FLUIR OS PROJETOS E AÇÕES VOLTADA AO TURISMO./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
CAPITÓLIO – A Secretaria de Turismo e Cultura, responsável pela promoção, organização e divulgação de eventos dos dois setores, além de se tornar uma das principais fontes da economia local, tem propagado o nome do município para o Estado e país, classificado hoje, entre os 10 mais procurados para viajar pelo Booking. O próprio prefeito está à frente da pasta desde o final de 2023, com o apoio do diretor de Turismo Alan Bueno. Só nos três anos de mandato, a função foi desempenhada por três convidados, sendo que dois se desvincularam e um foi exonerado.
“A decisão de acumular dois cargos partiu da análise dos últimos três anos, cada secretário que passou contribuiu com seu conhecimento e sua garra, porém o turismo de Capitólio é único. Não precisamos trazer modelos de fora, melhorar, ajustar o que temos, evoluir no crescimento responsável e seguro que perdure pelos próximos anos, sem deixar a nossa cultura de fora. Não estamos pensando somente no agora. Temos um ótimo diretor de turismo, pessoa responsável e que está alinhado e pautado nesse modelo de visão’, justificou o prefeito Cristiano Geraldo da Silva.
Pela ordem cronológica, o primeiro-secretário a partir de 2021, foi Gustavo Toledo, seguido por Lucas Arantes e Samuel Maia. “Agradeço a todos pela competência e dedicação. Continuamos construindo apoio com os empresários e associações, para que possamos trabalhar sempre alinhados no mesmo objetivo de tornar Capitólio cada vez mais conhecida, além de oferecer um turismo de qualidade, com segurança e responsabilidade. Essas relações tendem a ficar cada vez mais sólidas para o bem da população e dos valiosos turistas que viraram clientes e os que ainda estão por conhecer as nossas belíssimas atrações em meio à natureza“, ressaltou o gestor municipal.
Em 2022/23, o município investiu R$ 1,1 milhão no setor turístico, e o resultado surtiu efeito positivo com o aumento considerável dos visitantes de diversas regiões do Brasil. A ação foi necessária após a tragédia de 2022, quando ocorreu o incidente dos rochedos na área dos canyons, causando a morte de dez pessoas.
“Graças a Deus conseguimos mostrar que prezamos pelo turismo responsável e seguro e que aquela tragédia infelizmente foi uma catástrofe da natureza, com muito trabalho e planejamentos certeiros, hoje, Capitólio é o município referência em turismo de responsabilidade no país, depois que adotamos o monitoramento geológico nos pontos mais propícios aos acidentes. Virou referência, após adesões aos termos como fiscalização rigorosa, equipes de apoio tomando medidas pontuais, presença dos integrantes da Delegacia Marinha do Brasil, sediada em São José da Barra, polícias Militar, Civil, equipamentos de segurança e de comunicação móvel instantânea”, enumerou Cristiano.
Desde meados de 2023, a visita ao município foi cada vez mais frequente, segundo o prefeito. No feriado do dia 12 de outubro, circularam cerca de 16 mil veículos, e nas festas de fim ano, subiu para 25 mil. A movimentação não baixou em janeiro, época de férias escolares, e tende a se elevar mais com a tradicional festa do padroeiro, São Sebastião, o Carnapitólio e dentre as atrações do Festival de Verão, show com Zé Ramalho, dia 30 de março.