27 de dezembro de 2023
Sebrae ainda orienta para que os empreendedores descansem em períodos de baixa temporada sem prejudicar o negócio./ Foto: Reprodução.
BELO HORIZONTE – Uma pesquisa realizada neste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas) aponta que 96% dos mais de 1,7 milhão de microempreendedores individuais (MEI) no estado, não costumam tirar férias.
Ainda segundo o estudo, mais da metade dos formalizados no estado (57%) tem uma carga de trabalho de mais de seis dias por semana, que ultrapassa 8 horas diárias.
Segundo o Sebrae Minas, como a legislação só permite que o MEI contrate no máximo um funcionário, e também não garante ao empreendedor o descanso remunerado a cada 12 meses de trabalho, algumas dicas são importantes para que o dono do negócio se organize durante o recesso, entre os meses de dezembro e janeiro, para aproveitar o descanso merecido e evitar prejuízos.
De acordo com o órgão, é necessário treinar um colaborador caso o MEI tem apenas um funcionário, o ideal é delegar a rotina mais operacional e focar nas questões estratégicas, de forma que ele consiga prosseguir com as atividades.
Segundo o Sebrae, caso o MEI trabalhe sozinho será necessário contratar temporariamente um profissional, ficando responsável por, minimamente, não deixar os clientes sem um retorno, além de dar andamento a algumas atividades enquanto estiver fora.
Conforme o Sebrae, o MEI deve planejar períodos de férias curtos e, necessariamente, no contra fluxo da melhor temporada (sazonalidade negativa), quando a procura pelos serviços ou produtos está no período mais baixo do ano. Empreendimentos que têm uma sazonalidade negativa muito acentuada podem até parar o funcionamento nesses períodos de baixa temporada.
Ainda segundo o órgão, é importante comunique o afastamento com alguma antecedência, informando o seu cliente sobre o período que você estará fora. Criar um plantão de atendimento ao cliente em um canal remoto na internet ou em uma rede social também seria uma solução. Por exemplo, utilize o Instagram para divulgação de imagens e vídeos do produto e/ou serviço, deixando ali, na plataforma, um link para o WhatsApp da empresa, para fechar a venda por esse canal.