Destaques Esporte

Leitor reclama de problemas na canalização do São Francisco

11 de dezembro de 2023

Leitor reclama de problemas na canalização do São Francisco./ Foto: Redes Sociais.

TÁ DANADO!

Leitor reclamou que problemas na canalização do córrego São Francisco, na avenida Comendador Francisco Avelino Maia (Avenida da Moda), em Passos.

Segundo o relato do leitor, na madrugada desta segunda-feira, 11, após uma chuva no município, a água que passa pela canalização transbordou e alcançou estabelecimentos comerciais que ficam situados na via, deixando sujeiras e causando transtornos aos comerciantes.

Segundo ele, esse problema é recorrente quanto chove, pois o córrego estaria sendo represado nas imediações do cruzamento com a rua Goiás.

“Mesmo com uma pequena pancada de chuva o córrego transbordou, evidenciando que teremos sérios problemas quando chegar a época de chuvas fortes. Se uma limpeza não for realizada ao longo do córrego, de nada vai adiantar as providências feitas na avenida da Moda. É como se tampasse o final de um rio e ele vai se transformar numa lagoa, pois não tem para onde a água escorrer. Já os prejuízos ficam para os empresários e moradores da rua”, reclamou o leitor.

Prefeitura responde a reclamação

De acordo com a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos, desde maio deste ano que a prefeitura vem buscando melhorias para aumentar a vazão deste córrego. Foi feito um trabalho de abertura, o que melhorou bastante o problema de inundações.

Segundo a secretaria, ainda há necessidade de ampliação dessa abertura. Para isso, vem tentando a contratação de uma retroescavadeira hidráulica, que se encontra na fase de processo licitatório, que já havia dado ordem de serviço, mas por falta de comprovação de documentação da empresa, foi cancelada.

Conforme a secretaria, tendo em vista o período chuvoso e o acontecimento nesta segunda, a administração municipal pretende solicitar a dispensa da licitação, dada a urgência desta limpeza do córrego.

Ainda segundo a secretaria, em relação à reclamação que houve “apenas uma pequena pancada de chuvas” no município, a administração discorda e aponta que, entre 23h15 até as 00h, a chuva foi de 45 milímetros em 45 minutos, sendo uma forte chuva, levando em consideração até as até 6h, o acumulado for de 62 milímetros, representando muita água em curto espaço de tempo, principalmente no primeiro momento da chuva.

A Prefeitura de Passos informou que não houve notificação de nenhum estabelecimento comercial com invasão de chuva.