Leitor

Leitor

11 de dezembro de 2023

Adicional noturno

São apenas seis, ou perto disso, os trabalhadores da pintura horizontal do trânsito nas ruas da cidade! Seis pessoas! E fazem o trabalho em horários normais, de sol e trânsito; e o trânsito está bem complicado. Então, hora são atrapalhados pelo trânsito, hora estão atrapalhando o fluxo e, em todas as horas, estão correndo risco de sofrerem ou causarem um acidente com carro, moto ou com veículos maiores em movimento, até com bicicletas. O espaço deles para trabalhar é o mínimo e o risco e o incômodo para eles é o máximo. Pela execução do trabalho e pelo bem estar e saúde do trabalhador há o adicional noturno que é um acréscimo de até 20% na hora trabalhada para todos os colaboradores em jornada noturna. Previsto na CLT desde 1943, o adicional noturno é obrigatório para trabalhadores do turno das 22h até 5h da manhã. Ótimo horário para a pintura horizontal nas ruas da cidade!

Ricardo Piantino – Passos/MG E-mail: piantinoricardo@gmail.com

Guerras civis e militares

A Rússia iniciou uma guerra contra a Ucrânia em fevereiro de 2022. O grupo palestino Hamas lançou um ataque contra Israel no início de outubro deste ano. E agora a Venezuela determinou a criação de um Estado venezuelano na Guiana Essequiba. A crise na Síria, de quase uma década, já matou milhares de pessoas. Na República Democrática do Congo, no Mali, em Moçambique, nas regiões da Caxemira e do Afeganistão também existem combates. Os países fabricantes de armamentos e munições continuam faturando com guerras civis e militares mundo afora. Se houver um conflito entre a Venezuela e a Guiana, poderá respingar algum distúrbio no Brasil também.

José Carlos Saraiva da Costa – Belo Horizonte/MG

População em situação de rua

Entre 2019 e 2022 o número de brasileiros que viviam nas ruas teve um crescimento de mais de 30%. É o resultado da política nociva e desumana da extrema direita que quase destruiu o País.

Sylvio Belém – Recife/PE

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425