24 de novembro de 2023
Foto: Divulgação.
S. J. B. GLÓRIA – Estimular a identidade regional, investir no valor agregado de produtos e serviços, promover o desenvolvimento socioeconômico, valorizar as belezas naturais e estimular a autoestima da comunidade são algumas das expectativas do Sicoob Sarom ao investir no Mapeamento e Diagnóstico Turístico no Território da Serra da Canastra. Neste contexto, na quarta-feira (22) foi realizado o evento “Painel: Turismo no Território Canastra”, para empresários, vereadores e representantes municipais de São João Batista do Glória, com o objetivo de apresentar os próximos passos para o desenvolvimento da cadeia turística na região.
Em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento – através da Diretoria de Turismo, Esporte e Lazer – Sebrae-mg e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o encontro foi realizado no auditório da Câmara dos vereadores do município e reuniu aproximadamente 55 pessoas.
João Carlos Leite, presidente da Sarom, reforça sobre a importância do Território da Canastra para valorizar os produtos artesanais e cadeias produtivas da região. “Neste ano, em conjunto com as instituições parceiras, já fizemos grandes avanços em relação ao turismo na Região da Canastra e isso é fantástico para a prosperidade dos municípios integrados. Através dessa identidade estadual, valorizamos também a nossa mineiridade, cultura e economia”, ressalta.
“Durante esse processo de mapeamento do Território da Canastra, já realizamos a visita técnica em vários municípios agregados e para ajudar a fortalecer a governança local. O evento foi muito importante para os convidados visualizarem a dimensão da marca. A Sarom é uma grande parceira, não só pela questão financeira, mas também pela liderança dos envolvidos, como por exemplo o Joãozinho (presidente da Sarom) e os gerentes das agências”, reforça o turismólogo e consultor do Sebrae, Ismael Viezze, um dos convidados para a apresentação do cenário atual de São João Batista do Glória.
Para o consultor de Mercado, Ian Fernandes, através da potencialização do setor turístico, conseguiremos também investir no desenvolvimento da região. “É muito importante transformarmos o turismo em setor econômico. No Glória, principalmente pela localização e pertencimento ao Território da Canastra, os visitantes procuram essa mineiridade, cultura e o Queijo Canastra, produtos com grande potencial de agregação de valor. Para se ter uma ideia, o setor turístico nacional movimentou aproximadamente R$ 450 bilhões em 2023 e gerou mais de 10 milhões de empregos em toda cadeia turística”, enfatizou.
Atualmente, os municípios que integram a governança do turismo do Território da Serra da Canastra incluem São Roque de Minas, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Vargem Bonita e Piumhi. As localidades têm o privilégio de proporcionar aos visitantes a experiência do turismo ecológico e vivência ambiental.
Através do mapeamento e diagnóstico do turismo no Território, a cultura mineira será valorizada, evidenciando as atividades ecoturísticas, envolvendo visitação às cachoeiras, contemplação, esportes e caminhadas guiadas e autoguiadas, em meio a natureza.
“Ninguém faz turismo sozinho e no Glória não seria diferente. Existe toda uma rede de serviços que engloba o turismo no Território da Canastra e permite que os visitantes transitem na região como um todo e permaneçam mais tempo conosco. Portanto, os municípios devem se unir e fortalecer essa identidade que gera tanto desenvolvimento social e econômico”, enfatiza a diretora de turismo, esporte e lazer, Mônica Ferreira de Araújo.