24 de novembro de 2023
Tema central da peça é sobre cidadania e conscientização do meio ambiente./ Foto: Divulgação.
Tamiris Figueiredo
PASSOS – Os alunos do 2ªº ano do Ensino Médio da Escola Estadual Júlia Kubitschek realizaram na última quarta-feira, 22, uma apresentação da peça teatral “Power JKS e a Missão Planeta Azul”, com o tema central voltado para a cidadania e para a conscientização do meio ambiente.
Segundo o professor, Messias Donizeti Maia Junior, a produção da peça foi resultado de oito meses de trabalho, desde a concepção do roteiro até os ensaios. Segundo ele, dentro das disciplinas de “Educomunicação e Ambientalismo” e “Linguagens e Tecnologias a Serviço da Cidadania Global”, os estudantes encontraram a inspiração para abordar questões urgentes, como os desastres ambientais, especialmente os que afetam os povos indígenas ianomâmis.
“No início do ano começamos a conversar sobre os desastres ambientais, sobre tudo o que estava acontecendo com os ianomâmis, a maioria dos alunos não sabiam do desastre e ficaram horrorizados, então surgiu a ideia de fazermos a peça como uma forma de alertar e conscientizar todos os alunos da escola”, disse.
“Nós escrevemos o roteiro e a escolha dos atores foi algo natural, conforme as ideias surgiam, íamos escrevendo e os próprios alunos iam escolhendo qual personagem queriam fazer”, disse.
De acordo com o professor, os atores realizaram três apresentações para os demais alunos da escola, proporcionando ainda a oportunidade de apreciarem o trabalho dos jovens. “E não para por aí, pois a equipe já tem planos para futuras produções teatrais. Temos planos de aulas de teatro e o curso técnico de teatro estão nos nossos projetos futuros”, informou Messias.
Segundo ele, desde a implantação do Ensino em Tempo Integral em 2017, a escola tem se destacado na área teatral, realizando em média de uma a duas peças por ano. “Sempre são participativos, embarcam na história, tecem muitos elogios e pedem para participar nas próximas apresentações”, disse o professor, sobre a receptividade do público.
Além do ambiente escolar, para Messias a peça também deve ganhar outros palcos. “Ano passado apresentamos outro trabalho na Feira de Ciências da Uemg. Temos planos também de apresentar para alunos de outras escolas do município”, disse.
Quanto ao financiamento das produções teatrais, conforme informações do professor, a escola adota uma abordagem colaborativa, utilizando recursos destinados ao pedagógico e contando com a colaboração e apoio dos professores. “Com uma trajetória rica em projetos artísticos desde 2017, a Escola Estadual Júlia Kubitschek continua a encantar e educar através das artes cênicas”.