Informes

Informes

4 de novembro de 2023

Homenagem

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso entregou, na semana que passou, Moção de Congratulações a representantes do movimento religioso “Terço do Homens” e do “Clube de Desbravadores Órion”, em reconhecimento às suas valorosas contribuições para nossa comunidade.

Autor

A homenagem foi realizada a pedido do vereador Pedro Delfante, com aprovação dos demais. Receberam-na, em nome do Terço dos Homens, Geraldo Suzano (Capela San Genaro) e José Nunes Filho (Igreja São José).

Desbravadores

Na mesma sessão ordinária, receberam a homenagem integrantes do Clube de Desbravadores Órion.

História

Trata-se de um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, presente em mais de 160 países. Ele existe oficialmente desde 1950.

Atividade

Em São Sebastião do Paraíso, o clube está ativo desde 2001. Podem participar meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos. Eles se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Cultura

O vereador Antônio Marcos Esteves comentou na sessão desta semana que a prefeitura de Carmo do Rio Claro divulgou que houve uma consulta pública sobre a aplicação da Lei Paulo Otávio na cidade, mas, ao procurar artistas da cidade, constatou que muitos não foram consultados.

Consulta

Assim, ele fez um requerimento solicitando cópia da consulta pública realizada com os representantes da cultura no município e demais interessados em participar da elaboração e implementação da Lei, cópia do resultado da pesquisa e dos editais, caso já estejam finalizados.

Desfile

O vereador Wilber Moura denunciou que não pôde desfilar no aniversário da cidade porque se recusou a usar a cor da administração. Disse que usou o uniforme da escola em que dá aula e caminhou ao lado dos estudantes por respeito aos alunos.

Cor

A ordem que chegou a ele foi de que quem não estivesse com o uniforme roxo, seria retirado do desfile.

Pendenga

Aliás, a questão do uso do roxo – e outras – vem sendo discutida na justiça, pois já foi revogada pela Câmara, por meio de uma orientação do Ministério Público. Esse uso acarretaria promoção pessoal, visto que não representa as cores do município.

Crítico

Levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro mostra que 55,5% das cidades brasileiras tem nível crítico para custear contas administrativas básicas como manter a prefeitura e a Câmara de Vereadores (foto).

Números

No levantamento, dos 5.240 municípios brasileiros, 1.570 não têm receita local suficiente para cobrir esses gastos. Mas pelo menos 41,9%, ou 2.195 das prefeituras, têm situação fiscal preocupante. O levantamento é chamado de Índice Firjan de Gestão Fiscal e avalia a autonomia das prefeituras, gastos com pessoal, liquidez e investimento.