28 de outubro de 2023
Para o presidente da Câmara, Cristian da ambulância, a nova lei deve oferecer mais segurança à comunidade escolar do município./ Foto: Divulgação.
C. R. CLARO – A Câmara de Carmo do Rio Claro aprovou na última semana o Projeto de Lei nº 043/2023, que institui a Ronda Municipal Escolar. Segundo a Câmara, a proposta, de autoria do presidente da Casa, Cristian Reis Leandro, o Cristian da ambulância, deve oferecer mais segurança à comunidade escolar do município.
Segundo o parlamentar, o projeto foi pensado para inibir possíveis práticas maldosas ou criminosas no entorno das escolas, pontos de ônibus e trajetos percorridos por estudantes, professores e demais frequentadores desses espaços. “Então, para as nossas crianças ter segurança, essa ronda vai funcionar na hora da escola e depois, nos horários em que o diretor, professor, daquela localidade indicar para aquela ronda. Se todo mundo trabalhar em comunidade, eu tenho certeza que nossas crianças de Carmo do Rio Claro vão ficar seguras”, disse Cristian.
De acordo com o vereador, para a execução do programa, a prefeitura poderá firmar convênios ou parcerias com outras instituições públicas ou privadas ou promover a capacitação e contratação de profissionais para o desenvolvimento da Ronda Escolar. “O projeto passou, foi aprovado por unanimidade aqui por essa Casa e espero que seja executado pelo executor que é o prefeito”, disse o presidente.
Segundo a Câmara, a vereadora a Najara Ávila fez um requerimento solicitando informação sobre as ações que a Secretaria de Educação pretende executar. Segundo ela, o aumento da segurança nas escolas municipais é cobrado com frequência pelos vereadores e pede mais ações do Executivo.
“Quais medidas estão sendo tomadas em relação à segurança nas escolas? Já tem vários projetos, já foi discutido várias vezes aqui na Casa, porém, a gente não vê nada efetivo acontecendo. Que traga essas informações até para a gente poder acalmar e passar para os pais que hoje estão tão preocupados com a segurança das suas crianças e adolescentes”, questionou Najara.
Outro requerimento da vereadora pede também informações sobre quando serão iniciadas as atividades do CAPS no município.
O vereador Wilber Moura, em atenção ao aumento de casos de roubos na cidade, mostrou-se apreensivo diante da falta de preocupação da prefeitura com a segurança do município.
Segundo a Câmara, Wilber e a vereadora Najara Ávila mediaram a chegada de R$ 100 mil para a instalação de câmeras de segurança em julho do ano passado. Porém, mesmo com o valor em caixa, até o momento, nenhum equipamento foi instalado.
De acordo com o vereador, a população deve mobilizar esforços para cobrar do Executivo a instalação dos equipamentos. “Infelizmente está ocorrendo várias situações de roubo e furto em Carmo do Rio Claro e, nós vemos, no meu entendimento, que segurança pública não é prioridade para a atual administração municipal. Convidar você morador, você cidadão a ajudar a cobrar. Nós cobramos aqui na Câmara uma ação do prefeito e que você, cidadão, entre nas lives, nas redes sociais, e pergunte a ele o porquê que até, quase três anos de mandato, não tem nem uma câmera de segurança instalada em nosso município”, ressaltou Wilber.