26 de outubro de 2023
Elizabeth Lail e Josh Hutcherson em Five Nights at Freddy's, em cartaz em Passos e Paraíso./ Foto: Universal Pictures.
CINEMA
Com mais de 33 milhões de unidades vendidas desde seu primeiro jogo, lançado em 2014, era só uma questão de tempo para que a franquia de games “Five Night at Freddy’s” e sua história de terror também chegassem ao cinema.
E, depois de aterrorizar os jogadores e ser um fenômeno em plataformas como a Twitch, chegou a hora de “Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim” levar para um público ainda maior o horror existente em bonecos animatrônicos do mal. O filme está em cartaz no Roxy, em Passos, em no Cine A, em Paraíso.
“Five Nights at Freddy’s”, ou somente FNAF, já conta com nove jogos, fora spin-offs, uma trilogia de livros e mais milhares de fanarts e jogos feitos por fãs, expandindo o seu universo. Em boa parte dos títulos, a ação se desenrola em uma pizzaria cheia de personagens em forma de animatrônicos, que se tornam hostis ao cair da noite. No papel de um vigilante noturno, você deve sobreviver e entender melhor o que está causando os problemas, através de pequenas pistas que encontra pelo cenário.
O conceito é realmente muito bom. Ele leva aquela velha ideia de “o que você faria se ficasse sozinho em um shopping” a um limite um tanto macabro, trazendo uma espécie de versão mortal de Toy Story. Guardadas as devidas proporções, é como se os bonecos dessa lanchonete e, posteriormente, de outros locais que aparecem na franquia, ganhassem vida apenas para torturar e perturbar quem permanece por ali.
Nos jogos, essa subversão do brinquedo que acorda pra matar o jogador é levada no modo com que você interage com o ambiente hostil. Como a ideia é recriar uma lanchonete ou parque de diversões à noite, a terrível iluminação é um fato fundamental tanto para criar a tensão das fases como também para fundamentar a jogabilidade. Isso porque o game consiste em você avançar pelos cenários sem ser visto pelos bonecos malditos
Como a ideia é sobreviver até o fim da noite e descobrir o que está acontecendo, o jogador deve explorar todo o lugar enquanto fica de fora do raio de visão dos animatrônicos. O problema é que eles estão sempre circulando pelas áreas e contam com uma agilidade impressionante na hora de persegui-lo. Isso traz desde muitos momentos de jump scare, aquele susto que vem de repente e pula na sua cara, até a manutenção daquele clima constante de desespero.
“Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim” segue bem o espírito dos games, girando em torno de Mike Schmidt, um jovem que assume o papel de vigilante noturno na Freddy Fazbear’s Pizza, uma lanchonete que também serve como parque de diversões. Ele descobre que os personagens, que já são meio assustadores durante o dia, ganham vida durante a noite, matando qualquer um que estiver no local.
FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O PESADELO SEM FIM (Five Nights At Freddy’s). EUA, 2023. Gênero: terror. Direção: Emma Tammi. Roteiro Scott Cawthon, Emma Tammi. Elenco: Josh Hutcherson, Ryan Reinike, Elizabeth Lail. Em cartaz no Cine Roxy, em Passos, 19h (Dub) e 21h20 (Leg). Cine A, em São Sebastião do Paraíso, 19h15 e 21h30.