Destaques Geral

Usuários apontam atrasos em vistoria veicular em Passos

19 de setembro de 2023

Foto: Reprodução.

Ézio Santos  

PASSOS – O Setor de Trânsito da Delegacia Regional de Polícia Civil tem enfrentado dificuldades para atender a demanda de novos emplacamentos e transferências de veículos. Vários fatores estão contribuindo para o problema, mas não procede a informação de que proprietários de qualquer tipo de carro tenham sido notificados com multa.

De 1º a 19 de setembro foram feitas 565 vistorias veicular em Passos. Em agosto, foram 1.315 vistorias.

Segundo informações da delegacia, alterações no processo têm demandado mais tempo. Anteriormente, o vistoriador copiava a série de números do chassi e do motor, mas, agora, segundo o delegado Paulo Queiroz, devem ser feitas fotografias de diversas partes e peças do automóvel, o que demanda tempo. Outro obstáculo é a inconstância no sinal da internet, que atrasa o trabalho, e o único vistoriador habilitado é escalado nos plantões de fins de semana, e, por lei, deve folgar no dia seguinte, sem contar os servidores em férias ou adoentados.

Nós também estamos em um período de transição, porque os trabalhos de trânsito, aos poucos, vão ser de competência dos funcionários das Unidades de Atendimentos Integradas (UAI’s), e alguns já estão passando por treinamento conosco. Diante de tudo isso, através do convênio da PC com a Prefeitura de São João Batista do Glória, solicitei um servidor municipal para também executar o serviço de novos emplacamentos e transferências aqui em Passos, e a fila está diminuindo”, afirma o delegado.

Sobre o lançamento de multas após o prazo limite para que o documento do veículo seja emitido, Paulo Queiroz desmente. “Não procede. Não é justo fazer isso, se o problema está na origem, ou seja, no setor governamental responsável. Agora, se por outros motivos, como recolhimento de taxas, por exemplo, sendo assim, a culpa é do dono do carro e ele sofrerá as devidas punições de acordo com a lei vigente”, disse.