14 de setembro de 2023
Prefeito de Passos e presidente da Ameg, Diego Oliveira, ao lado do prefeito de Córrego Fundo e presidente do
Cicanastra, Danilo Oliveira Campos
PASSOS – Representantes dos municípios que integram o Consórcio Ameg decidiram, durante a 33a Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sede da associação em Passos, na última terça-feira, 5, dar prosseguimento ao processo de unificação dos Consórcios Ameg e Cicanastra.
Fundada em 30 de novembro de 1984, a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) foi uma das 41 microrregionais criadas no território mineiro como forma de lutar pelo desenvolvimento regional de forma igualitária. Dentro da área de abrangência da Ameg, 22 municípios ficaram ligados à associação.
Em 2019, em atendimento a nova legislação federal, que dava maior autonomia para os consórcios públicos através da lei 11.107/05, a Ameg deu início a transição para Consórcio Público, processo este efetivado em janeiro de 2023, o que permitiu à Ameg agora com a chancela de consórcio público, realizar diversos projetos e serviços para os municípios, como licitações em conjunto, serviços de inspeção municipal, entre outros.
Após atingir a cota prevista de 22 municípios associados sob a gestão do presidente da Ameg e prefeito de Passos, Diego Oliveira, outros dois municípios da região sul de Minas (Ilicínea e Córrego Fundo) também solicitaram seu ingresso ao consórcio, chegando a 24 municípios. E agora com a unificação, este número chegará a 25 com o ingresso de Medeiros.
Já o Consórcio Intermunicipal da Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande (Cicanastra), foi criado em 2009 com o principal objetivo de auxiliar os municípios na gestão de resíduos sólidos além do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal, o que permitiu aos produtores comercializarem seus produtos nas cidades associadas.
Agora, a Ameg se fortalece ainda mais com a unificação com o Cicanastra. Entre as principais vantagens dessa união, está a economia para os cofres das prefeituras e a possibilidade de ampliação de negócios entre produtores de toda a região, que poderão comercializar seus produtos de origem animal nos 25 municípios consorciados, aponta a Ameg.
Esta unificação permitirá a Ameg prestar serviço aos municípios com maior agilidade, podendo contar com a expertise dos técnicos do Cicanastra no Serviço de Inspeção de Municipal (SIM) e na ampliação da frota da patrulha motomecanizada.
Com a unificação, a Ameg passa a contar com um escritório regional na cidade de Piumhi, onde os colaboradores do Cicanastra continuarão prestando serviço a todos os 25 municípios da região.