Informes

Informes

12 de setembro de 2023

Ordinária

A Câmara Municipal de Passos realizou na tarde de ontem a trigésima-segunda reunião ordinária do ano. Na ordem do dia os vereadores aprovaram 17 requerimentos e dois projetos de lei de denominação de logradouros.

Alunos

Estiveram participando hoje da reunião ordinária os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Tancredo Neves, dentro do Projeto Educação Cidadã. A cada segunda-feira uma escola de ensino médio é convidada a participar.

Conhecimento

No Educação Cidadã os alunos acompanham a sessão, conhecendo as atividades do processo legislativo, as ações dos vereadores, e conversam com todos os vereadores, podendo apresentar sugestões.

Asfalto

Mas o principal assunto da reunião de ontem da Câmara de Passos foi a interminável novela que dura 1 ano e 9 meses da incrível história da Unibase e o asfaltamento (foto) das 28 ruas da cidade de Passos com verba de emenda federal que está indo pelo ralo.

Reunião

O vereador Plinio Andrade convidou para a tarde desta terça-feira uma reunião com representantes da empresa Unibase, do legislativo, executivo e judiciário para debater a situação.

Palhaço

Ele comentou que a administração vai realizar novas licitações para asfaltamento de ruas em Passos e se a Unibase vencer qualquer licitação ele vai subir a tribuna com o nariz de palhaço

Inteira

Ao comentar o assunto, o seu colega Alex Bueno disse que se isso ocorrer, não será apenas o nariz, mas a roupa inteira de palhaço que a cidade deveria vestir. Edmilson Amparado acha que a empresa não vai comparecer à reunião de hoje e o Maurício Silva também foi nessa linha, adiantando que nem estará presente à reunião.

Nome

Se unindo às críticas à empresa e à situação do asfalto das 28 ruas, o vereador João Serapião sugeriu até uma mudança na denominação da empresa: de “Unibase” para “Não-tem-base”.

Pesado

A presidente da Casa, Aline Macedo, bateu pesado, cobrando ação dos “excelentes juristas” da administração que barram as transferências de recursos para as entidades da assistência da cidade e deixam a “não-tem-base” fazer o que quer nesse processo, com aditivos e mais aditivos.

Números

Ainda sobre o assunto, Francisco Sena fez quase um power point dessa história da “não-tem-base”: em 2020 chegou a verba de R$ 5 milhões 468 mil da emenda parlamentar para asfaltar 47 ruas

Situação

Quase dois anos depois a verba só deu para 28 ruas e o custo já subiu para R$ 7 milhões e 804 mil por causa dos aditivos

Ajuda

Relatou ainda que nem mesmo o Ministério Público Estadual conseguiu ajudar no processo e agora está levando o problema para o Ministério Público Federal para tentar ajudar a cidade de Passos.