1 de setembro de 2023
Denise Bueno
Nem só de café com leite vive os produtores do Sul de Minas. Na FetecPass (1ª Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento de Passos voltada para a Agricultura Familiar), evento realizado pela Empresa Jr. Agro & Soluções da Uemg e Emater, os pequenos produtores mostraram no que tem apostado com sucesso. Óleos essenciais, frutas vermelhas, produtos orgânicos dão mostra de atividades que estão sendo conduzidas com sucesso.
No município, a destilação de óleos essenciais é uma realidade no Sítio Regalo. A Roseli Pereira Aza participou da FetecPass demonstrando e comercializando seus produtos super naturais, resultado de produção própria de várias plantas como alecrim, capim cidreira, funcho, entre muitas outras ervas.
Em Carmo do Rio Claro a aposta é no óleo essencial de lavanda, resultado do trabalho da arquiteta Liliana Fay, que criou um lavandário e já produz seu óleo essencial.
A apresentação do projeto Frutas Vermelhas atraiu muitos produtores que lotaram o auditório da Uemg. O coordenador do projeto, Fernando Oliveira, mostrou todos os dados da evolução da cultura no município. A nutricionista Angélica Vilas Boas, que também é produtora, falou sobre os benefícios das frutas vermelhas: amora, framboesa e mirtilo na alimentação.
Na abertura da feira foram destacados dados como o número de mais de 1 milhão de produtores da agricultura familiar em Minas Gerais, dos quais mais da metade não tem acesso as tecnologias e 400 mil não tem acesso à internet.
A Academia da Governança Agro do Itaú BBA lançou o segundo módulo de vídeos intitulado “Prosa da Governança”. A plataforma, voltada tanto para clientes quanto para não clientes, tem como objetivo apoiar, incentivar e orientar todo o setor agropecuário na adoção de melhores práticas de governança.
DENISE BUENO, jornalista, especialista em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com