Dia a dia

Dia a Dia

28 de agosto de 2023

LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO

Informações e curiosidades antigas

De uma revista infantil, antiga, com o título de “Nosso Amiguinho” colhemos, na página 14, algumas informações e curiosidades, que transcrevemos aqui, com nossa própria redação. O texto tem o título de “O Arquivinho do Saber”. A revista é de maio de 1962, Ano IX, número 107, editada pela Casa Publicadora Brasileira, de Santo André, SP. As informações são, então, da época, 1962.

01) Os caracóis (conhecidos também como caramujos) não enxergam nada, são cegos totalmente. Eles se guiam pelo sentido do olfato. Eles têm o olfato tão desenvolvido que conseguem se orientar com perfeição.

02) As águias têm a capacidade de passar vinte dias sem se alimentar. Os condores já conseguem até quarenta dias. Nós, os humanos, conseguiríamos quanto? Sem água, então, pior ainda!

03) Os cães não têm a capacidade de enxergar cores. Só conseguem enxergar em preto e branco. São considerados um grande amigo do homem, ainda!

04) A palavra “vias” representa caminhos. Com ela se formam as palavras: ferrovias, que são as estradas de trens de ferro; rodovias, estradas de rodagens para automotores; aerovias, que são os caminhos aéreos; aquavias, que são os caminhos nos rios, lagos, canais e ainda ciclovias, para bicicletas. Esqueci alguma?

05) O ouro mais amarelo é o que tem origem no Alasca. O ouro mais vermelho tem origem no Ural. O Ural está localizado ao redor dos Montes Urais, fica entre as planícies do leste europeu e oeste da Sibéria. Em russo: Ypan.

06) Os mulçumanos afirmam que a rosa nasceu na mesma noite em que Maomé subiu ao céu. É uma crença deles e que deve ser respeitada.

07) Um camelo consegue engolir trinta litros de água em questão de trinta minutos. Que capacidade, hein!

08) A chaleira, anos atrás, era, apenas, uma vasilha apropriada para chá. Hoje, é considerada um utensílio para esquentar ou ferver água. O chá é colocado no bule. Sinal dos tempos e costumes.

09) O pinguim é considerado a única ave que emigra nadando e não voando. Os palmípedes, de regiões geladas, conseguem cobrir milhares de quilômetros de distância, a nado, em determinadas épocas do ano.

10) Em 1648, um ourives holandês teve a ideia de inventar o primeiro dedal para ser usado em costura. Ele o criou para presentear sua noiva. Todavia, foi muitos anos depois que o dedal teve generalizado o seu uso. Até hoje, quem trabalha com costura manual ainda utiliza o dedal.

11) Em 1750, pela primeira vez e na Europa, o inglês Jonas Hannay usou um guarda-chuva. Conclui-se que a invenção foi usada, não há informação de que ele tenha copiado a ideia de outro.

12) Esta aqui é para se pensar. Atribuem a um famoso sábio, mas não dizem qual, a descoberta de que as pessoas com vasta cabeleira, cabeleira bem abundante, são as que mais sofrem problemas de visão, sofrem da vista. O mesmo, também afirmou que de cada quinze pessoas, quatorze têm defeitos nos olhos. Uma apenas, tem os olhos perfeitos. Acredite, se quiser, pois não informações mais detalhadas e nem lógicas sobre suas pesquisas e conclusões do sábio.

13) Todos nós já vimos e conhecemos o beija-flor. Há poetas que o chamam de colibri. O beija-flor é um pássaro muito rápido, bem gracioso e tem a capacidade de ficar parado no ar, assim como um helicóptero. Os nossos silvícolas lhe davam o nome, em tupi-guarani, de “guanumbi, guainumbi ou guanambi.

14) “A honestidade é a melhor política”, diz um ditado inglês. Para a humanidade que vive, procura o progresso e a paz para todos, realmente, a honestidade é e será sempre a melhor arma em benefício da humanidade. Pena que muita gente não pensa assim e age no sentido contrário.

15) Uma informação diz que qualquer lagarta, em um dia apenas, consegue comer de duas a três vezes o seu próprio peso. Quem, entre os seres vivos no planeta, conseguiria tamanha proeza? Quem concorreria com tal animal? Já pensaram, se nós, humanos, conseguíssemos, em um só dia, digerir alimentos que pesassem três vezes o nosso próprio peso? E o elefante, então, hein?!

16) O algodão tem cápsulas que são os frutos. Nas cápsulas! existem sementes que estão envolvidas por uma penugem. Tal penugem é o algodão propriamente dito. É da penugem que são tiradas as fibras, que fiadas e tecidas têm a grande utilização no vestuário. Informa-se que o algodão brasileiro é famoso no mundo inteiro.

LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO, professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG, ex-professor do ensino comercial com reg. no MEC, formado no curso normal superior pela Unipac. E-mail: lgwintherdecastro@gmail.com