19 de agosto de 2023
Semana Estadual da Juventude reúne jovens em BH e no interior./ Foto: Divulgação.
BELO HORIZONTE – O Governo de Minas promoveu, entre 12 e 18 deste mês, a Semana Estadual das Juventudes 2023. A programação contou com série de 34 eventos que reuniram jovens mineiros em palestras, oficinas, feiras e jogos realizados em Belo Horizonte e cidades do interior do estado.
Com o tema “Ser Jovem em Minas Gerais”, a semana discutiu temas como participação social, saúde sexual e mental, dignidade menstrual, empregabilidade, empreendedorismo e acesso à cultura.
Organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), a Semana das Juventudes contou com a parceria do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), das Secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Fundação Roberto Marinho, por meio da Co.Liga – escola digital e apoio da Copasa.
A abertura oficial, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte, reuniu, ao longo do dia, mais de 400 jovens de seis escolas da rede estadual de ensino. O encontro contou com a participação da secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana de Oliveira Pimentel, do subsecretário de Direitos Humanos, Duílio Campos, da superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE, Graziela Santos Trindade, e da presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Bárbara Abras.
Mariana de Oliveira Pimentel abriu oficialmente as atividades da semana destacando a parceria da Sedese com outros órgãos na construção deste importante espaço de diálogo dedicado às juventudes mineiras. “Nosso principal objetivo é compartilhar perspectivas e experiências que envolvem os jovens em temas cruciais para seu desenvolvimento e bem-estar, reconhecendo que as juventudes de Minas Gerais são diversas. Nossos esforços se concentram na construção de políticas públicas intersetoriais que valorizem as especificidades, diversidades e pluralidades deste grupo social”, reforçou Mariana.
Subsecretário de Direitos Humanos da Sedese, Duílio Campos destacou o papel da Semana Estadual para evidenciar a diversidade das juventudes e trazê-las para o centro das discussões. “A Semana Estadual da Juventude coloca o nosso público jovem no centro do debate, importante para gente conhecer as demandas específicas de cada grupo e para que esses jovens também conheçam as políticas públicas que são construídas para eles”, pontuou.
Na oportunidade, a presidente do Conselho Estadual da Juventude, Bárbara Abras, reforçou a importância do órgão para a execução de políticas públicas para os jovens mineiros. “Em Minas, 26% da população é composta por jovens. Então, estamos trabalhando para promover a plena participação social da juventude, garantindo o respeito aos seus direitos fundamentais e buscando a superação de situações de vulnerabilidade social”, ressaltou Bárbara.
Durante a Semana, o CRJ recebeu outros eventos, como apresentação de slam, serviços de saúde, como exame de tipagem sanguínea, pressão arterial e glicemia, oficina de dignidade menstrual, estande de realidade virtual, oficina de produção audiovisual e apresentação da oficina Funkultura, do Programa Fica Vivo!, da Sejusp.
O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) Mata realizou, em Juiz de Fora, ação itinerante que contou com emissão de documentação civil básica, além de encaminhamento com gratuidade para a segunda via da Certidão de Nascimento. O CRDH também orientou os jovens na elaboração e formatação de currículos para incentivar a inserção no mercado de trabalho.
Em Ouro Branco, a Sedese promoveu, em parceria com a Casa da Juventude, diferentes atividades com aproximadamente cem jovens. Também houve Amistoso da Juventude, jogo de futsal entre participantes do Socioeducativo de Ribeirão das Neves e o América.
Na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), o Seminário Juventudes e Políticas Públicas em Minas Gerais reuniu cerca de 200 pessoas, entre público presencial e on-line. Na ocasião foram discutidas a participação do jovem em ações de capacitação, inclusão e políticas públicas voltadas para essa parcela da população.
Fechando a programação da Semana Estadual das Juventudes, a Sedese organizou, nesta sexta-feira, 18, no CRJ, estandes com distribuição de flyers e apresentação de projetos voltados para as juventudes; palestras sobre economia criativa, exposição e venda de diversos produtos de gastronomia, arte, literatura e moda; ciclo de palestras sobre saúde mental, inclusão e diversidade; além de apresentações esportivas e culturais.
Duílio Campos celebrou a Semana Estadual das Juventudes, que contou com a participação de centenas de jovens de todas as regiões do estado. “Durante a nossa programação tivemos ciclo de conversas, palestras, oficinas falando de capacitação profissional, falando do futuro dos jovens em Minas Gerais, sobre as juventudes, as diferenças regionais, socioculturais e socioeconômicas. Nós queremos incluir todos os jovens de Minas Gerais nas políticas públicas do estado”, finalizou Duílio.