Leitor

Leitor

1 de agosto de 2023

Contingenciamento

Educação e saúde são as pastas mais atingidas pelo bloqueio de R$ 1,5 bilhão do Orçamento. Praticamente zero reação de quem quer que seja. Se a memória não me falha, quando no governo anterior medida semelhante foi necessária houve choro e ranger de dentes de tudo quanto é lado. Agora, passada de pano geral. Que vergonha!

Marco Antônio Esteves Balbi – São Paulo/SP

Mudança no IBGE

Notícias dão conta de que a indicação de Marcio Pochmann para a presidência do IBGE servirá ao presidente para mascarar dados e trocar números ruins por bons, como já aconteceu. Mas e onde estão os fiscalizadores desses números? Não estarão atentos à mudanças bruscas? Assim como chegam a dados que se referem à Bolsonaro, também será possível confrontar dados que porventura apareçam em completa dissonância com a realidade. Não bastou o barulho de Simone” Stept “, ela terá que ser submissa se quiser ser ministra. Queimou seu trunfo de 3ª via e seguirá refém de sua sede ao poder. Já vimos esse filme e continuaremos vendo, pois onde existe interesses, o caráter fica em segundo plano. Alckmin que o diga.

Izabel Avallone – São Paulo/SP

A dor e o humor

O presidente Lula vai passar por uma cirurgia no quadril e, sobre isso, afirmou que o desconforto afeta o seu humor e que “ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”. Ninguém merece, mesmo, sentir dor, mas relativizar a democracia não está entre os efeitos colaterais de dor no quadril. Também não há registros na Medicina de que dores no quadril produzam alucinações como, por exemplo, culpar o invadido pela invasão. Como sugestão à cirurgia no quadril, o presidente poderia aproveitar e operar o fígado, retirando toda a bile ali produzida e que vem sendo destilada, dia após dia, neste terceiro mandato.

Luiz Gonzaga Tressoldi Saraiva – Salvador/BA

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425