Destaques Saúde

Alpinópolis prevê aplicar 2,5 mil doses de vacina ‘V8’ canina

26 de julho de 2023

Com centenas de cães em situação de rua, Alpinópolis deve aplicar 2,5 mil doses de vacina V8./ Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

ALPINÓPOLIS – A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Alpinópolis prevê a aplicação de 2,5 mil doses da vacina ‘V8’ para a realização da primeira campanha no município. Segundo a secretaria, a vacinação acontece na Praça da Matriz, nesta sexta-feira, 28, das 10h às 12h e 13h às 19h.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde do município, a mobilização deve contemplar cães que estejam em situação de rua e que pertençam a famílias que estão inscritas no programa do Cadastro Único (CadÚnico), que deverão solicitar uma certidão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para ser apresentada no dia da campanha.

Segundo informações da enfermeira, bióloga e coordenadora de Vigilância em Saúde, Heloíza Santos Lemos, a administração investiu cerca de R$ 50 mil nas doses da vacina, após identificar que o município apresentou aumento no número de casos de mortes em cães.

“Atualmente, mais de 200 cachorros estão em situação de rua no município. A campanha é uma medida preventiva que deve impactar, não apenas os animais, como também seus tutores. A vacina é um cuidado essencial, pois o cachorro fica protegido de doenças infecciosas e contagiosas que podem ser fatais”, afirmou a coordenadora, que também mencionou a diminuição do contágio de doenças virais entre humanos e pets.

Conforme a coordenadora, a vacinação auxiliará na prevenção de doenças como: cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose. “Assim como acontece com os humanos, as vacinas para cachorros são essenciais para a manutenção da saúde e longevidade do seu animal. Ao tratar bem eles, podemos combater a pobreza, a redução da fome, a melhora de saúde, combate as mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade do nosso planeta”, enfatizou.

Vacinação Antirrábica

De acordo com a coordenadora, o Departamento de Vigilância em Saúde deve iniciar uma campanha de vacina contra raiva no mês de agosto, prevendo a aplicação de 5.565 doses da vacina para gatos e cachorros do município, sendo 4.690 doses destinadas aos caninos, enquanto que 875 devem ser resevadas aos felinos.