8 de julho de 2023
EDMAR GONÇALVES É ALUNO DA APAE DE PASSOS DESDE OS QUATRO ANOS DE IDADE E ENTREVISTA A ASSISTENTE SOCIAL, NICOLE BELINE./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passos lançou o PodIncluir, um podcast inclusivo, e passou a ser pioneira em plataforma de compartilhamento de vídeos e em serviço de streaming na região. Até sexta-feira, 7, o canal já havia disponibilizado 11 entrevistas em plataformas como YouTube e Spotify.
Na última sexta, duas das três plataformas foram atualizadas e canal da Apae estava com 222 internautas inscritos e, no YouTube, eram 12.918 visualizações.
O projeto PodIncluir foi idealizado em 2022 pela ex-presidente Suderli Nicolau de Barros Maia, que entregou o estúdio pronto para uso no final da gestão. No início deste ano, a presidente em exercício, Sandra Aparecida da Silva Pereira, resolveu colocá-lo em prática e convidou a servidora pública municipal Cláudia Arouca para coordenar as ações dos podcasts.
Desde de 2018 na Apae, ela é a responsável pelo Programa Qualidade de Vida no Trabalho e também pela Articulação Comunitária junto aos alunos. “Está sendo muito bom e, a cada dia, estamos aperfeiçoando. Começamos com uma entrevista por semana e agora são três”, afirma Cláudia, que cuida das pautas, publicação dos podcasts no canal da Apae, YouTube, Spotify, divulgar para os comerciantes e empresários o estúdio profissional, além de visitas no comércio em geral.
“O principal objetivo da Apae é conseguir arrecadar dinheiro para desenvolver outras ações com os alunos, porque o local oferece captação de voz, beats, jingles, mixagem, masterização, locuções em geral e VTs para vídeo. Aos poucos, os interessados vão nos procurando com o propósito de locar o estúdio para diversos tipos de trabalho sobre sons e clipes. Temos o Maicon Pereira que opera os equipamentos de gravação e edição com qualidade extrema”, afirma Cláudia.
Depois de agendar as entrevistas com os profissionais de diversas áreas em Passos, entra em ação o talento do entrevistador Edmar Gonçalves, aluno da Apae desde os quatro anos de idade.
De acordo com Cláudia, ele passou por um treinamento para a função. “Não só pelo tempo de casa, mas é uma pessoa ativa, que gosta de tecnologia e dá notícia de tudo, apesar de problemas de visão e dicção desde quando nasceu. Superou tudo e o seu perfil encaixa totalmente no PodIncluir. Já é sucesso nas redes sociais”, garantiu.
Edmar está com 35 anos de idade e não conseguiu aprender a ler nem escrever por causa de um problema neurológico que afetou a visão. Ele conta que não reconhece a fisionomia das pessoas e sim, a voz.
Edmar utiliza aplicativo de celular que permite a deficientes visuais a conversão de textos em áudios e sonha em ser jornalista. Ele já se considera um profissional.
“Há uns oito anos, disse para uma das minhas professoras que minha vontade era ter um programa em uma das rádios de Passos para falar sobre a inclusão social, entrevistas na área de saúde e os deficientes. Conversei com alguns radialistas, mas não obtive resposta e nem desanimei”, afirma.
Edmar passou a fazer lives no Facebook com comentários sobre diversos assuntos, principalmente do São Paulo, time que ele torce, e, com o estúdio pronto, foi oficializado pela Apae no PodIncluir.
“Fiquei e estou até hoje super contente. Era o que eu desejava no rádio, ou seja, entrevistar pessoas de diversas profissões e assuntos. A cada dia cresce o meu entusiasmo para gravar cada episódio. É muita felicidade, e para aumentar mais, peço aos leitores da Folha que se inscrevam no YouTube e cheguem ao número 1.000, ouçam também os podcast no canal da Apae e Spotify”, diz ele.
Com o passar dos anos, Edmar continua como aluno da Apae de Passos no período da manhã, e à tarde, funcionário da área de comunicação. Trabalha entre 13h e 17h. Natural de São João Batista do Glória, ele é filho de José Roberto Gonçalves e Nilcélia Gonçalves e Gonçalves, a Celinha. Seus irmãos são Bibiana, Ana Paula e Everton.