24 de junho de 2023
NORBERTO DA SILVA NUNES
Foi bastante notada a ausência do secretário de Saúde, Tiago Salun, na reunião da Comissão de Saúde da Câmara na última quinta-feira. Perdeu uma oportunidade de apresentar números positivos da pasta no combate à dengue.
A propósito, a ausência de Tiago na reunião acabou estimulando ainda mais os comentários de que o titular da pasta estaria deixando o cargo – o que não se confirmou.
Dos R$ 8 milhões que tem em caixa para as cirurgias eletivas, a Prefeitura de Passos utilizou até agora R$1 milhão. A informação é do vereador Maurício Silva, que prevê que o processo deverá ser agilizado no segundo semestre.
O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Norberto da Silva Nunes (foto), utilizou a Tribuna da Câmara de São Sebastião do Paraíso nesta semana para divulgar eventos relacionados ao Junho Branco – Mês de Conscientização e Prevenção do Uso de Drogas.
Neste sábado, 24 de junho, será realizado o Dia D de Prevenção e Combate às Drogas. O dia terá início com a “Caminhada pela Paz”, que sairá da Arena Olímpica às 8 horas, com chegada na Praça da Matriz. Na praça, o evento continua das 9h às 13 horas com a presença de bandas, balé e premiações a escolas e alunos.
Norberto destacou a importância do trabalho de prevenção para conscientizar crianças e jovens e também alertar pais sobre os perigos da dependência química. “Os adolescentes das escolas municipais e estaduais farão redações e terão oportunidade de serem premiados”, acrescentou.
Os vereadores aproveitaram para enaltecer e agradecer o trabalho realizado por Norberto e sua esposa na Comunidade Terapêutica Renascer Para a Vida.
O diretor geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerias, Rodrigo Machado, esteve na Câmara Municipal de Piumhi para apresentar o projeto “Além dos muros”.
Além dos vereadores, estavam presentes o prefeito Paulo César Vaz, o vice José Cirineu, representantes da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, Ministério Público, OAB, IFMG, entidades e cidadãos. Também presente o prefeito de São Roque de Minas, Onésio de Oliveira Andrade
Durante o evento, foi proposta uma parceria com o presídio local para o desenvolvimento do programa, que tem como foco expor as parceiras de trabalho que podem ser firmadas junto ao sistema prisional e os benefícios da empregabilidade de mão de obra carcerária.
Em Piumhi o objetivo é constituir parcerias com entes públicos e privados, para uma fábrica de concreto. Mas o projeto pode ir muito além disso, como fábrica de lençol, carteiras escolares, confecção de fraldas e absorventes e outros.
Para Rodrigo Machado “ganha a sociedade, com espaço público cuidado e, ganha o preso que aprende uma profissão e remissão da sua pena”. O projeto também barateia os custos na produção e contribui para o desenvolvimento da cidade.