20 de junho de 2023
Evento está sendo organizado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Piumhi./ Foto: Divulgação.
TEATRO – Luciene Garcia
Os alunos do primeiro curso de iniciação teatral da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Piumhi estão empolgados para estrearem de suas performances teatrais no I Festival de Monólogos, que será realizado nos dias 26 e 27 de junho, a partir das 19h30, no cinema, situado ao lado da Casa da Cultura, na Praça da Matriz. A entrada será gratuita e a classificação indicativa é a partir dos 16 anos.
Thyago Santos, secretário Municipal de Cultura, o teatro é cultura viva. “A nossa proposta com o curso de iniciação teatral, que agora traz esse primeiro resultado, é formar artistas, incentivar o piumhiense a mostrar o seu talento, o seu dom. Nossa cidade já teve teatro há alguns anos e, agora, estamos voltando com esse movimento para o município. Então, convido a todos para prestigiarem os nossos alunos, de várias idades, que vão encantar o público neste festival”.
Para a aluna Gilmara Rocha, de 25 anos, que é recepcionista, o apoio dos amigos e colegas de cena ajuda bastante na construção da performance. “Eu tenho considerado o teatro muito importante. Criar, usar a mente para moldar cada detalhe da cena, já que sempre dá pra melhorar algo, está sendo interessante para esse trabalho em conjunto”.
Ela já está sentindo o frio na barriga e a emoção para abordar em sua cena um tema bem delicado e de extrema relevância: o racismo. “Estou contando cada segundo para a apresentação. Já quero que chegue a hora de mostrarmos todo esse trabalho maravilhoso e, lógico, saber qual será a reação do público, já que vai ser a nossa estreia no palco”, afirma Gilmara.
Já para o aluno Daniel Cândido de Castro, o teatro é uma forma de expressar, de sentir e fazer parte de algo maior. “Pra mim, o teatro é uma arte na qual todos os elementos se tornam uma coisa só. Alegria, tristeza, risos… é tudo que podemos encontrar aqui. Neste festival de monólogos, abordaremos vários temas de uma forma engraçada e diferente, conscientizando sobre assuntos como saúde mental, relacionamento abusivo, amizade verdadeira e muito mais! Convido a todos para prestigiar esse espetáculo que os alunos das turmas de teatro estão preparando para apresentar com muito carinho”.
Vivianny Matos, organizadora do festival e professora de teatro da Casa da Cultura, afirma que o público vai se identificar com as apresentações, que foram preparadas de forma coletiva e que trazem temáticas escolhidas pelos próprios alunos.
“O festival pretende abordar temas que são dilemas humanos, como vida e morte, mas também vai trazer questões sensíveis e atuais como internet tóxica, ansiedade, fantasia midiática, entre outras questões. Alunos de todas as idades (crianças, adolescentes e adultos) vão ter a oportunidade de enviarem a sua mensagem ao público. Ao mesmo tempo em que esse espetáculo foi uma construção conjunta, cada um teve a liberdade de trazer uma temática. Queremos encantar o público da Cidade Carinho, fazendo com que eles conheçam talentos que antes estavam escondidos”.
Segundo a secretaria, o curso iniciou em março e terá como resultado final um espetáculo que será apresentado em dezembro. Existe a possibilidade de novas inscrições serem aceitas, mas para a segunda semana de julho. O objetivo do curso, que é gratuito, é formar público que seja amante do teatro e também estimular a criação de grupos teatrais independentes na cidade.