16 de junho de 2023
Capacitação de médicos e enfermeiros de Cássia prevê melhorias no atendimento da rede pública de saúde./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
CÁSSIA – A Secretaria de Saúde de Cássia realizou, na última terça-feira, 13, no salão da Casa da Cultura, uma capacitação profissional aos médicos e enfermeiros do município. Segundo a secretaria, o encontro reuniu cerca de 20 agentes de saúde da e do Instituto São Vicente de Paulo.
De acordo com a coordenadora de do Setor de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Laíza Marques Melo Silva, a capacitação focou no aprimoramento dos protocolos epidemiológicos.
Segundo ela, as palestras foram ministradas por coordenadores da prefeitura e por médicos do Instituto. Entre as temáticas desenvolvidas estão as práticas de condutas no Protocolo em Saúde do Trabalhador, Protocolo Antirrábico, Protocolo de Violências, Protocolo da Rede de Atendimento Psicossocial, Protocolo de Tuberculose e Infecção Latente por Tuberculose (ILTB), Protocolo de Dengue e Protocolo de Sífilis, além de palestras acerca do fluxograma de denúncias e preenchimento de fichas de notificação.
“Nossa expectativa é solucionar as dúvidas desses profissionais, a fim de fazermos um trabalho com mais eficácia”, disse Laísa.
Conforme ainda a coordenadora, os protocolos são necessários para o funcionamento digno da saúde pública. “São protocolos que devem ser seguidos criteriosamente para que não ocorram erros, para a prevenção da saúde da população e também para um melhor trabalho da rede de saúde como um todo”, destacou.
Atualmente, segundo a coordenadora, a população de Cássia é formada por aproximadamente 17,7 mil habitantes, os quais possuem direito de usufruir dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e as normas de epidemiologia precisam estar alinhadas e atualizadas para a melhora no atendimento de toda a população. “Os habitantes serão bem mais acolhidos, tendo em vista que, os médicos e enfermeiros estarão melhores capacitados para esse acolhimento”, disse.
Laís enfatizou que, por enquanto, técnicos e auxiliares de enfermagem não participaram da capacitação e, até o momento, não há previsão de quando haverá ações voltadas para esses profissionais. Segundo ela, esse grupo deve receber auxílio dos enfermeiros que compareceram no encontro.
“Apenas médicos e enfermeiros foram convidados para que as unidades não ficassem fechadas. As enfermeiras irão passar para as técnicas os conhecimentos obtidos. Além disso, foi entregue uma pasta com todo o material de capacitação, para que todos os profissionais das unidades tenham acesso ao conteúdo das palestras”, disse Laís.