Informes

Informes

15 de junho de 2023

DINHEIRO PARA O PISO

Acadêmicos

O evento “Os Desafios da Universidade Pública”, a ser realizado no próximo dia 19 em Passos pelo Diretório Acadêmico III de Novembro da Uemg, está provocando polêmica nos meios universitários passenses.

Iniciativa

A proposta teria partido da vice-direção da unidade de Passos, que promoveu reunião com os Centros Acadêmicos para despertar os discentes para a realização de eventos com políticos.

Problema

E, por falta de bom senso, dos três nomes sugeridos para o evento, nenhum nome era de algum deputado estadual da região. Mesmo com muitos projetos, participação de grupos estudantis em ações na cidade, algumas posturas dos gestores destacam um distanciamento, quase que proposital, do povo de Passos e região.

Nomes

As deputadas convidadas foram Bella Gonçalves, Beatriz Cerqueira e Lohana França. Na primeira reunião por indicação das propostas foram definidos somente esses nomes. Mas só Lohana conseguiu ajustar a vinda.

Convite

O deputado estadual passense Cássio Soares, majoritário na cidade, não foi convidado pelos organizadores do evento – o que causou reação no meio.

Pesquisa

Romeu Zema é o terceiro governador mais bem avaliado entre as dez maiores capitais do país.

Avaliação

Na pesquisa do instituto Paraná, divulgada ontem, o segundo mandato do governador mineiro é aprovado por 66,5% dos belo-horizontinos e é desaprovada por 27,3% dos eleitores da cidade; e 6,2% não sabem ou não opinaram. Se a pesquisa tivesse se estendido pelas cidades do interior dos estados, o resultado seria diferente.

Números

O levantamento foi feito entre os dias 9 e 12 de março, com 812 pessoas. A margem de erro é de 3.5 pontos percentuais, para mais ou menos. Levantamento comparou a avaliação dos governadores nas dez maiores capitais do país.

Ratinho

O governador mais bem avaliado nas capitais é o do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com a gestão aprovada por 70% dos eleitores. O segundo é o governador do Pará, Hélder Barbado, com 68,5% de aprovação.

Enfermagem

Disposta a viabilizar o pagamento do piso nacional da enfermagem, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reivindica o aumento do FPM em 1,5% para bancar o aumento.

Fundo

O FPM é o Fundo de Participação dos Municípios no bolo da arrecadação tributária em todos os mais de 5.500 municípios brasileiros. Essa foi uma das pautas prioritárias do Encontro Municipalista (foto), realizado em Brasília, na busca pelo avanço da pauta do setor no Congresso Nacional.

Inciativa

A iniciativa é da CNM, que sedia o evento, que foi discutido no Congresso Mineiro de Municípios, de iniciativa da Associação Mineira dos Municípios (AMM), entre os dias 9 e 10 de maio. Já no dia 30 de maio, quase mil prefeitos municipais de todo o país referendaram o encontro.