12 de junho de 2023
RAFAEL E NARJARA
A Câmara de Carmo do Rio Claro vai prestar uma homenagem ao prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, em reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve no município
O anúncio foi feito pela vereadora carmelitana Najara Ávila em recente visita ao gabinete do prefeito, em encontro que contou com a participação do vice, Leo do Posto.
Najara comunicou ao prefeito que ele será agraciado com uma moção de aplausos em razão dos bons resultados obtido pela gestão em Alpinópolis, que é destaque nacional em vários indicadores.
No encontro, Rafael disse que têm um carinho enorme pelos carmelitanos e uma parte de sua família está nas Três Barras, distrito de Carmo do Rio Claro.
A imprensa de Belo Horizonte já começou a pautar a política majoritária para 2026. As informações de bastidores apontam a pretensão do grupo do Partido Novo em trabalhar para que o atual governador mineiro, Romeu Zema, continue na vida pública.
Caso perceba que sua candidatura à Presidência da República seja inviável, ele poderia ser um candidato ao Senado, cujo posto também atenderia plenamente ao setor mais conservador, especialmente aos empresários e à classe média com o viés ideológico da direita.
Pelas regras da legislação eleitoral de agora, qualquer que seja a decisão do governador Zema, caso venha ser postulante à Presidência da República, ou ao Senado, terá que se desincompatibilizar do seu atual cargo com nove meses de antecedência do pleito eleitoral.
Nestas circunstâncias, o herdeiro de seu espólio político é o atual vice-governador, Mateus Simões.
Simões tem evitado confronto com deputados estaduais e aproveitado para se dedicar a temas mais proativos. O político mantém contato permanente com lideranças do interior do estado com diversas finalidades, inclusive, busca se tornar mais conhecido nas diferentes regiões.
Prova disso é ele passou essa semana por várias cidades da região, começando por Varginha, Passos e terminando a sua agenda em Alpinópolis. Pelo que se vislumbra, ele poderia disputar o governo de Minas no cargo, cujo capital político seria incomensuravelmente maior que os concorrentes.
Simões aproveita o vácuo político no meio político estadual e torce para que Zema continue bem avaliado. Contra ele, atualmente, existem nomes como o do ex-senador Clésio Andrade, e do atual senador Carlos Viana.
Também estão nas lista o deputado federal Nikolas Ferreira, o mais votado de Minas, participar do embate ao governo do estado, e do também deputado Reginaldo Lopes.