7 de junho de 2023
Uvas Syrah Epamig em São Sebastião do Paraíso./ Foto: Samantha Mapa.
VITIVINICULTURA
Um documentário que conta a história da vitivinicultura no Sul de Minas Gerais acaba de ser disponibilizado ao público. Produzido pelo coletivo “Caves da Mantiqueira”, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, “Vinhos, Cultura e Saberes no Sul de Minas: o alvorecer de uma nova vitivinicultura” traz relatos sobre a tradição da produção de vinhos de mesa na região e destaca a ascensão da tecnologia de dupla poda da videira, difundida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que tem possibilitado a produção de vinhos de excelente qualidade no Sudeste Brasileiro.
“O Sul de Minas, especialmente em municípios como Andradas e Caldas, tem uma forte tradição na vitivinicultura. Achamos que seria relevante retratar como se dá essa convivência entre a prática tradicional e a nova tecnologia. O alvorecer, no título do filme, exalta justamente essa renovação”, afirma o historiador e roteirista do documentário Ricardo Luiz de Souza.
Renata Vieira da Mota, coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig, foi uma das fontes do documentário. “Falamos sobre a metodologia da dupla poda e detalhamos como surgiu a técnica, a parceria com um produtor do município de Três Corações, os ganhos propiciados e a qualidade do vinho”, conta.
O enólogo Lucas Amaral também participou da produção e falou sobre características próprias dos vinhos finos da região, que são mais alcoólicos, mais coloridos, possuem grande potencial de envelhecimento e vêm se destacando em concursos internacionais. Também mencionou os testes que a Epamig tem realizado com novas variedades de videira e as possibilidades para o desenvolvimento do enoturismo na região.
Os vitivinicultores Procópio Stella (Vinícola Stella Valentino) e Carlos Marcon (Casa Geraldo) também deram seus depoimentos e contaram sobre a aposta na produção dos vinhos finos de inverno e os resultados já alcançados. Carlos ressaltou os investimentos para a produção de vinhos finos a partir de cultivares de uva, além daquelas já consolidadas no Sudeste Brasileiro (Syrah e Sauvignon Blanc). Procópio chamou a atenção para o agroturismo. “O vinho é o elemento que mais chama turista”, afirma.
O roteirista Ricardo Souza informa que o objetivo do Coletivo “Caves da Mantiqueira” é promover a cultura e as riquezas da região. O grupo, que conta também com Rafael dos Santos (diretor do documentário), Antonio Gilmar Mangussi Filho (produtor-executivo), Flávio de Paula Almeida (responsável pela captação e edição das imagens) e Andréia Testa Ribeiro (atriz, que narrou o documentário), pretende seguir nessa linha. “Acreditamos que esse novo terroir possa ser um chamariz para outros produtos, para a ciência e para a cultura da região”, finaliza Ricardo.
A técnica da dupla poda da videira, adaptada pela Epamig, consiste na inversão do ciclo da videira pela realização de duas podas anuais, o que possibilita que a maturação e a colheita das uvas aconteçam no inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite).
“Vinhos, Cultura e Saberes no Sul de Minas: o alvorecer de uma nova vitivinicultura”. Videodocumentário: https://youtu.be/BkJSLgqLQk8