27 de maio de 2023
Objetivo do simpósio é orientar a população sobre o TEA./ Foto: Reprodução.
Débora Meira
B. J. PENHA – A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Penha promove na próxima segunda-feira, 29, o 1° Simpósio “Transtorno do Espectro Autista: entender para respeitar”, que deve acontecer na Câmara Municipal, às 19h. Segundo a prefeitura, o evento terá palestra do neuropediatra, Júlio Muzetti, da especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Grazielle Pereira Rodrigues e da especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Stephanie Fernanda Silva.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Rosana Cardoso Santos, o foco do simpósio é ampliar os conhecimentos sobre o autismo para toda a comunidade. “O evento visa melhorar os processos inclusivos e terapêuticos, bem como, a qualidade de vida de nossos cidadãos, além de explicar sobre o autismo, para que todos compreendam”, disse.
“A ideia do simpósio surgiu a partir da necessidade e da procura sobre o assunto pela população. Assim, entendemos que é importante abordar essa discussão para o autoconhecimento de todos. Com esse evento, nós esperamos conscientizar as pessoas sobre a necessidade da interação entre os profissionais da saúde, escola e família”, comentou.
Segundo a procuradora-geral do município, Mariana Caroline de Morais Silva, o evento é gratuito e aberto para toda a população, para abranger todos os grupos. “É um tema atual e que surgem vários diagnósticos e pré-diagnósticos. O simpósio vai ajudar a elencar suas características, orientar pais e profissionais da educação sobre como lidar com crianças que apresentam esse transtorno”, disse.
“Na população adulta ainda não há diagnósticos, mas em relação a crianças e adolescentes, de 6 meses à 18 anos, o percentual é de 2% com diagnóstico e 1,5% com pré-diagnóstico. Existem algumas crianças em que a família tem resistência em procurar o médico, por isso, ainda não possui o laudo. Assim, as palestras vão ajudar a população a reconhecer alguns comportamentos de pessoas que apresentam esse transtorno”, disse.
Segundo a procuradora, as Secretarias de Saúde e Educação, Cultura e Esportes, sempre promovem eventos com temas atuais e relevantes para atender as necessidades da população, como o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, palestras de autoajuda e motivacional, entre outros.
“Nossa expectativa para o simpósio é grande, porque são profissionais especializados que atuam especificamente nessa área e por isso esperamos que tragam tranquilidade para a comunidade ao esclarecer e orientar sobre o autismo, facilitando a convivência diária e o bom desenvolvimento das crianças com TEA”, destacou.