24 de maio de 2023
NOS ANOS ANTERIORES O ENCONTRO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE AO MENOS 10 COMPANHIA DE REIS./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – Membros da tradicional “Companhia de Reis” em Passos cobram a realização do encontro neste ano. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que promove o evento no bairro Santa Luzia, ainda não definiu a data ou se vai ocorrer o cancelamento.
Segundo informações dos participantes, o evento realizado há seis anos seguidos acontece no primeiro domingo de julho. Segundo eles, faltando 40 dias, a comissão organizadora ainda não foi comunicada pelo pároco Darci Donizetti da Silva, que em contato pela reportagem, via telefone, se recusou a comentar sobre o assunto.
De acordo com um dos membros da equipe, Antônio de Oliveira, de 59 anos, a 6ª edição foi realizada em 2019 e entre 2020 e 2022 o encontro não ocorreu por causa da pandemia da covid-19. “Eu perguntei ao padre Darci duas vezes este ano e ele disse apenas que ia ver. Repassei até os contatos dos demais companheiros, caso ele quisesse conversar sobre o assunto, mas isso não aconteceu”, afirmou.
Para Antônio, o período de tempo será curto se o evento for acontecer neste ano. “Geralmente no início do ano a gente começa a correr atrás das coisas, como apoio da prefeitura, pedir doações de mantimentos para servir o almoço no Centro Catequético a centenas de integrantes das companhias de Reis de diversas cidades e convidados em geral. Estou aguardando o contato do padre Darci para saber se o encontro vai ou não acontecer”, disse.
Ainda de acordo com o membro, caso o encontro ocorra no início de julho, os grupos visitantes precisariam de tempo para solicitarem às prefeituras o agendamento de transporte para Passos, correndo o risco de não ter condução para realizar a viagem. “Vou aguardar o que o padre Darci tem para falar porque sem a ordem dele não podemos fazer nada”, justificou Antônio, que trabalha com mais quatro pessoas na organização do evento.
O encontro de Companhia de Reis de Passos foi idealizado pelo padre José Neres e aconteceu anualmente ao lado da igreja de Santos Reis, no Recanto da Harmonia. Quando foi autorizado a realização da 7ª edição, Neres foi transferido pelo bispo diocesano de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, para Capetinga. O padre Darci foi acolhido na comunidade de Nossa Senhora Aparecida como pároco no dia 8 de fevereiro de 2020.