15 de maio de 2023
Centros Acadêmicos da unidade de Passos da Uemg estão planejando um evento para o mês de junho para debater algumas reivindicações dos quase 6 mil alunos da instituição.
Na pauta do encontro estão temas como restaurante universitário, auxílio estudantil, concurso público, entre outros. Para elaborar essa pauta, a ideia é fazer uma pesquisa com os alunos para apurar as demandas.
A partir da coleta dos dados que deverá ocorrer nesta semana, os centros vão elaborar até o final deste mês a pauta a ser enviada para o Diretório Acadêmico e a ideia inicial é promover um encontro no início da segunda de junho.
O documento também deverá ser enviado a deputados estaduais para que eles sejam engajados no processo e até participem do encontro.
No meio universitário a mobilização dos alunos está sendo vista como um movimento salutar e legítimo. Mas há quem note que está havendo a interferência de alguns gestores da instituição no sentido de “prestigiar” alguns deputados alinhados politicamente em detrimento dos representantes regionais.
Para esses atentos conhecedores das causas político-partidárias passenses, o que se nota é que tem gente usando seu cargo politicamente com o intuito de boicotar os deputados que lutam há anos por conquistas na região. Se aparecer por aqui algum deputado paraquedista que nunca visitou a cidade, duvide da intenção deles.
Dos 8 projetos de lei que a Câmara de Passos analisa na reunião desta segunda-feira, 7 tratam de dar nomes de logradouros na cidade.
Um desses projetos, de autoria de Maurício Silva, dá nome de José Carlos Lemos ao espaço público localizado entre as ruas Áustria, Canadá e Japão, no bairro Novo Mundo. O homenageado é sogro do prefeito Diego Oliveira, foi comandante do 12º BPMMG e dirigente partidário.
A propósito de nomes e homenagens, o terminal rodoviário de Passos continua com a denominação errada. A Câmara aprovou projeto devolvendo a ele o nome do ex-prefeito Antonio Pedro Patti, mas ele ainda continua “Tancredo Neves” (foto). Não respeitam as decisões da Câmara. E nem a nossa memória!
Inovação
Proposta do vereador Pedro Delfante institui em São Sebastião do Paraíso a Semana Municipal do Empreendedorismo e da Inovação, a ser comemorada na terceira semana do mês de abril de cada ano.
Explica
Isso porque no dia 21 do mês várias agências da Organização das Nações Unidas (ONU) celebram a Criatividade e inovação.
Valorização
Durante a semana, poderão ser realizadas homenagens a empresas, empreendedores individuais e microempreendedores individuais que mais se destacaram durante o ano, no que tange à relevância econômica ou social na área do empreendedorismo e da inovação.