13 de maio de 2023
O criador e suas obras./ Foto: Reprodução.
BLOCO DE MODA – Wagner Penna
No entra e sai de estilistas nas marcas internacionais, a partida do genial Tom Ford da sua própria grife (fundada em 2005), passou quase despercebida por aqui.
Mas a importância desse texano, nascido em Austin, é maior do imagina a maioria dos fashionistas & afins. Ao resgatar a Gucci do ostracismo e recolocar a Sant-Laurent no mapa, acabou revolucionando o conceito, a gestão e s maneira de se vender a moda. Quebrou parâmetros
Dizem que, agora, se dedicará apenas ao cinema – sua outra grande paixão. Os dois filmes que dirigiu antes (ambos indicados ao Oscar) são ótimos sinalizadores do que poderá vir por ai.
Enquanto isso, as homenagens e o reconhecimento ao seu talento fashion são feitos por quem entende do assunto. É o caso do site Network Fashion que fez um belo resumo de sua carreira. Entre coisas, lembrou que “em novembro do ano passado, Tom Ford, agora com 61 anos, vendeu a sua marca ao grupo americano Estée Lauder, sua parceira de longa data na cosmética, por 2,8 bilhões de dólares (cerca de 2,7 milhões de euros)”. O lucro teria sido de U$ 1,1 bilhão.
A decisão de sair da moda, foi definida após a morte de seu companheiro, durante 35 anos, em setembro de 2021. E, também, um certo desencanto com o mundo moda e seus exageros atuais. Na sua despedida, Tom Ford fez um vídeo com modelos ícones de sua marca, sintetizando os seus últimos 13 anos de criação na moda.