4 de maio de 2023
Hulk durante o duelo contra o Alianza Lima./ Foto: Reprodução.
Leonardo Pedro
PASSOS – As inúmeras chances de gols desperdiçados pelo Atlético viraram rotina em seus jogos. Contra o Alianza Lima, válido pela Libertadores e realizado nesta quarta-feira, 3, o clube mineiro precisou de 31 finalizações para marcar dois tentos. Neste ano, o número de chances claras não convertidas pelo Alvinegro é tão grande que, segundo o Sofascore (plataforma de estatísticas), a equipe lidera o ranking mundial na categoria.
De acordo com o banco de dados da plataforma, entre os 928 times do mundo, o Galo é o primeiro em finalizações (116), grandes chances de gol (24) e grandes chances perdidas (20). Ao todo, o Atlético converte apenas 17% das chances criadas e precisa de 12,8 chutes à meta adversária para marcar um tento.
Ainda que chamem a atenção, os números não surpreendem os torcedores alvinegros, visto que, desde a chegada de Turco Mohamed ao comando do clube, em 2021, tornaram-se frequentes as diversas chances desperdiçadas. Após a saída do argentino e o retorno de Cuca, a característica permaneceu.
No último jogo, Hulk teve a chance de abrir o placar para o Atlético em cobrança de pênalti, mas desperdiçou. Essa foi a sétima cobrança do atacante alvinegro neste ano e o terceiro erro. Assim, com apenas quatro meses de futebol nesta temporada, ele alcançou o mesmo número de erros somadas as temporadas de 2021 e 2022.
Em 2021/22, Hulk cobrou 27 penais e converteu 24. O aproveitamento é de 89%. Neste ano, o aproveitamento é de apenas 57%. Somando toda a sua passagem, Hulk desperdiçou seis de 34 cobranças.