29 de abril de 2023
A moda Anne Fernandes no Palácio da Liberdade./ Foto: Marcio Rodrigues.
BLOCO DE MODA – Wagner Penna
O segundo trimestre do ano começou com intenso movimento de moda no eixo Minas/São Paulo, com a feira Minas Trend que abriu a temporada. Na semana passada, os paulistas receberam os salões de negócios Casamoda (no Hotel Unique) e o Novo Showroom (na Casa Giardini), todos eles com lançamentos para o próximo verão.
O vaivém fashion deve continuar em maio, quando acontece a São Paulo Fashion Week e o Afrika Fashion Week – ambos entre os dias 25 e 28 de maio. No cardápio, os ingredientes de sempre: desfiles, debates, gastronomia, rodada de negócios e por aí afora.
No caso específico da SPFW, serão 41 de modelos na passarela, com algumas novidades, mas também muitas ausências de nomes ‘clássicos’ ali. Como o nosso Ronaldo Fraga, por exemplo. Mas Minas deve continuar representada por nomes como Apartamento 03, Ronaldo Silvestre, a LED e por aí. Chama a atenção, também, o local do evento, um galpão chamado Komplexo Tempo, antes ocupado por tecelagem.
Como se vê, o calendário da moda não para.
Embora anunciado em novembro, só agora vai se concretizar o último desfile assinado pelo Tom Ford para sua própria marca, em Nova York. Ele vendeu a empresa para a líder em cosméticos Estée Lauder (por bilhões de dólares). Para marcar a ‘transição’ fez até filme simulando visita dele a um museu – com suas obras fashion, claro. Bom demais!
***
Continua o qüiproquó da Shein. No anunciado ‘acordo’ do governo federal com o aplicativo de vendas, foi apontado que haverá compras (indiretas, via Coteminas) de 2 mil confecções brasileiras. Só que a empresa mineira trabalha com ‘artigos para o lar’. Ou seja, o nosso vestuário continua prejudicado
***
A turma da moda ficou animada com os pontos anunciados pelo governo estadual para o setor, na abertura da Minas Trend. Agora é só implementá-los. Como disse um dos lideres da área: “se conseguirem fazer 10% do que anunciaram, já estaremos felizes”. O mundo moda não é fácil!