24 de abril de 2023
Fiéis contemplam chegada de relíquia óssea de Santa Rita de Cássia, no maior santuário da padroeira./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
CÁSSIA – Nesta segunda-feira, cerca de 50 devotos prestigiaram a chegada da relíquia óssea de primeiro grau de Santa Rita de Cássia, a Padroeira das Causas Impossíveis, no Santuário de Cássia. Relíquias de primeiro grau são partes do corpo, como ossos, unhas, cabelo, sangue e outros e a relíquia deve ficar exposta em Cássia até 22 de maio.
A chegada do objeto sagrado ocorreu durante missa celebrada por dom Paulo Celso, superior do Mosteiro dos Monges Cistercienses de São Bernardo, em São José do Rio Pardo (SP).
A celebração teve início às 12h e contou com a presença de fiéis. Entre os presentes estavam sacerdotes do mosteiro, responsáveis por manter os cuidados sobre os pertences associados à santa.
A organização afirma que a relíquia está disponível para a contemplação de segunda a domingo, das 6h às 20h. O objeto sagrado ficará exposto no templo até o dia 22 de maio, no encerramento da novena de Santa Rita de Cássia.
A secretária de Assistência Social e membro da Coordenação de Eventos do Santuário, Olga Bastos, acompanha as cerimônias dedicadas à santa há muitos anos. Segundo ela, “estar à serviço do Santuário e poder ajudar é o maior símbolo de gratidão”.
Novena de Santa Rita
No dia 13 de maio começa a novena de Santa Rita de Cássia, no santuário da cidade, no bairro Terras de Santa Rita. As celebrações começam às 7h e se encerram às 20h. No término da solenidade, em 22 de maio – Dia Santa Rita de Cássia – o encontro começa às 6h e conta com missas e procissão.
No último dia da novena acontece a “Festa de Santa Rita de Cássia”, onde haverá a celebração da Missa das Rosas, às 10h. O término da novena celebra um ano da inauguração do maior santuário em reverência à Santa Rita de Cássia. No último ano, o festejo teve duração de três dias e reuniu milhares de visitantes.
Em 2023, a expectativa é receber cerca de 1,5 mil fiéis durante a semana. A organização afirma que o local tem capacidade para acomodar cerca de 5 mil pessoas. “O padre espera esse número durante a semana, mas, no fim se semana, lota. Então o fluxo maior de romeiros será no domingo”, informa.