Destaques Geral

Zema distribui selo aos municípios com melhores índices de vacinação

19 de abril de 2023

Selo “Bora Vacinar”, idealizado pelo MPMG, foi distribuído a 286 prefeituras mineiras que se destacaram nas metas de imunização./ Foto: Divulgação.

BELO HORIZONTE – O Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) distribuíram, nesta quarta-feira, 19, o selo de reconhecimento “Bora Vacinar”. Na oportunidade, prefeitos de 286 cidades mineiras receberam a certificação, por terem alcançado as metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2022.

O governador Romeu Zema participou da entrega dos selos e enfatizou a função dos gestores públicos no papel que lhes cabe para aumentar os índices de vacinação.

“Sou muito favorável ao diálogo e à conscientização. É dessa forma que vamos fazer melhorias consistentes, mostrando sempre que a ciência deve prevalecer”, disse, ressaltando o trabalho feito pelas prefeituras para ampliar a imunização. “Cabe a nós, gestores públicos, fazer o que está ao nosso alcance. Teremos avanços trabalhando juntos: estados, municípios e União”, avaliou Zema.

Certificação

O selo “Bora Vacinar” tem como objetivo estimular ações municipais de incentivo à vacinação para combater doenças imunopreveníveis e evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as vacinas são voltadas para o combate a BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica Conj. C, Pentavalente, Poliomielite VIP, Febre Amarela, Tríplice viral – D2, Poliomielite VOP, DTP, Varicela e Hepatite A.

No auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte, a distribuição dos 286 selos seguiu a divisão em duas categorias: Prata e Ouro. Receberam o selo Prata 269 municípios que atingiram as metas de dez a 13 vacinas, das 14 avaliadas destinadas às crianças de até 2 anos pelo PNI. Já o certificado Ouro foi entregue para 67 cidades que atingiram as metas de cobertura de todas as 14 vacinas no ano de 2022.

Os certificados foram entregues aos prefeitos pelo secretário adjunto da SES-MG, André Luiz dos Anjos, e pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares, idealizador da iniciativa “Bora Vacinar”.

“Trata-se de uma proposta de atuação conjunta para contribuir para a solução de um problema da maior gravidade para a sociedade brasileira e mineira, que é a queda das coberturas vacinais. Há poucos anos, as vacinas eram reconhecidas como uma importante conquista civilizatória, responsável por evitar doenças graves, que podem ser prevenidas com o uso de uma medida profilática, segura e eficiente”, ponderou o procurador-geral de Justiça do MPMG.

Segundo o secretário adjunto da SES-MG, resgatar a eficiência das medidas de imunização também é o que norteia o papel do governo. “Fazer uma parceria para promover a vacinação significa voltarmos aos índices que observamos no Brasil e em Minas há vários anos. Nosso objetivo é sermos capazes de erradicar doenças preveníveis e nosso Planejamento Estratégico, lançado há duas semanas, tem como uma das metas alcançar o maior nível histórico de vacinação até 2026”, reforçou.

Os resultados da colaboração entre SES-MG e MPMG na promoção da saúde no estado também foram lembrados pelo gestor.

“Essa parceria tem gerado muitos frutos positivos, como o acordo para o pagamento de dívidas de saúde acumuladas desde 2009, e a condução de Minas durante a pandemia, quando registramos o menor índice de óbitos por covid-19 entre os estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil”, pontuou André Luiz dos Anjos.