18 de abril de 2023
Sampaoli durante entrevista coletiva de apresentação./ Foto: Reprodução.
Leonardo Pedro
PASSOS – Apresentado pelo Flamengo no início nesta semana, o técnico argentino Jorge Sampaoli estreia pelo clube rubro-negro na noite de hoje, 19, às 21h30, diante do Ñublense, do Chile, pela segunda rodada da Libertadores. No momento, os cariocas estão na terceira colocação do grupo A.
O treinador retorna ao futebol brasileiro após duas temporadas na Europa. Em 2020, ano do último trabalho de Sampaoli no Brasil, o argentino não disputou a Libertadores, por conta do Atlético não ter conquistado a classificação em 2019. No Santos, em 2019, também não participou do torneio.
Sem experiência em disputar a Libertadores por equipes brasileiras, Sampaoli deu a sorte de estrear diante do Ñublense, uma pequena equipe do Chile, cujo maior título foi a conquista da segunda divisão nacional em 1976. Além disso, esta é apenas a terceira vez que o clube participa de um torneio continental (Sul-Americana 2008 e Libertadores 2022).
A equipe chilena chega ao Maracanã após ser derrotada por 3 x 1 no campeonato nacional. Pela Libertadores, estreou diante do Racing, da Argentina, em casa, e foi derrotado por 2 x 0. Com dez rodadas disputadas na Liga Chilena, o Ñublense é apenas o 12º colocado. No continental, é o último do grupo A, atrás de Flamengo, Aucas e Racing.
Sampaoli comandou duas sessões de treino antes do confronto de hoje e, por conta disso, poucas mudanças devem ser feitas na escalação. O Flamengo deve formar com: Santos, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro; Cebolinha, Gabigol e Pedro.