17 de abril de 2023
Buraco
O vereador Lucas de Oliveira Silva apresentou projeto que dispõe sobre a responsabilidade da Prefeitura de Capitólio em arcar com os danos eventualmente causados aos veículos automotores e motocicletas, por depressões naturais ou artificiais nas vias públicas.
Justifica
O vereador explicou que para propor o referido projeto levou em consideração tanto o risco causado à vida das pessoas como também os prejuízos financeiros em decorrência da má conservação das vias.
Queixas
Ainda segundo o vereador, a população está sendo muito lesada por conta dos buracos nas ruas. “Todos os dias recebo dezenas de queixas sobre isso. A única forma que vejo para fazer com que a prefeitura dê a devida atenção a esse problema é fazendo com que ela seja responsável por arcar com o prejuízo dos cidadãos”, enfatizou Lucas.
Pega
Se o projeto for aprovado e se tiver amparo legal, a moda pode se espalhar pela região e pode até quebrar algumas prefeituras, como é o caso da de Passos, que pela precariedade da malha viária abandonada há anos deve ter a maior relação buraco/população do país.
Crotalária
O vereador Henrique Fernandes Alonso Neto sugeriu à Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Cássia a aquisição, cultivo e distribuição de mudas e sementes da árvore denominada “Crotalária” nas residências do município pelos agentes comunitários de saúde
Repelente
Conforme o parlamentar, a árvore “Crotalária” possui função de repelente natural contra mosquitos transmissores de doenças. E plantadas das residência, ajuda a eliminar os insetos.
Ambiente
O vereador argumenta ainda que, além da contribuição no combate de doenças, o plantio de Crotalária em todo o município também contribuirá com a preservação do meio ambiente em nosso município.
Requerimentos
Na ordem do dia da reunião da Câmara de Passos para esta segunda-feira nenhum projeto na pauta. Apenas requerimentos, em número de nove. Mas certamente os vereadores terão muito a relatar, especialmente aqueles envolvidos nos problemas de saúde e de infraestrutura que ainda persistem na cidade.
Uemg
A situação dos servidores da Universidade do Estado de Minas esteve em debate na Assembleia Legislativa na semana que passou, na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Concurso
O representante do governo estadual, o assessor chefe das Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Educação, Fernando Antônio França Sette Pinheiro Júnior negou que os aprovados em concursos para cargos de professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) não tenham sido nomeados.
Números
Segundo ele, até 11 março de 2021, todos os candidatos aprovados dentro no número de vagas em 32 editais de seleção desde 2018 tinham sido nomeados. “O que temos hoje são contratados reivindicando mais nomeações”, frisou.
Divulgação