Destaques Política

Senado abre inscrições para programa ‘Jovem Senador’

8 de abril de 2023

Seleção de estudantes da rede estadual será realizada por meio de concurso de redação com a temática sobre saúde mental nas escolas públicas./ Foto: Divulgação.

BRASÍLIA – O Senado abriu inscrições para o programa “Jovem Senador 2023”. Os estudantes do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais têm até o dia 5 de maio para manifestar interesse na participação. A seleção dos estudantes será realizada por meio de concurso de redação, que terá como tema “Saúde mental nas escolas públicas”.

Segundo o Senado, o concurso irá selecionar 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passar uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado. Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino: ter, no máximo, 19 anos completados até o dia 31 de dezembro deste ano; e ter disponibilidade para participar da “Semana de Vivência Legislativa”, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

De acordo com o Senado, a prova de redação será aplicada em sala de aula. O regulamento e material para participar no concurso, a ficha de inscrição e a folha de redação estão disponíveis em: https://www12.senado.leg.br/hpsenado. Para concorrer à vaga, os alunos irão passar por duas etapas de seleção, uma estadual e outra no Senado, que acontecerão nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

Para a diretora da Secretaria de Comunicação (Secom) do Senado, Érica Ceolin, o programa “Jovem Senador” representa uma troca intensa entre a política feita no Senado Federal e a juventude brasileira. “Os jovens chegam aqui no Senado cheios de curiosidade, de expectativas, de perguntas. Trazem a visão de mundo que eles têm lá das cidades deles. Então, a gente entende a realidade da ponta, que é para quem a política trabalha”, afirmou.

O programa transforma. Quando escutamos os depoimentos ao final da semana legislativa, todos eles falam da transformação da realidade, da transformação da autoestima, da transformação da consciência política que eles adquirem, da capacidade do exercício de cidadania. Eles voltam sabendo que podem interferir e podem ajudar outras pessoas a interferir na realidade do país, começando pela comunidade local, pela escola, e ousando mais”, avaliou Érica.

Etapas da seleção

Na etapa estadual, a escola vai escolher a melhor redação e depois a Secretaria de Estado de Educação de cada federação definirá as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado selecionará o melhor texto de cada estado.

O autor ou autora da redação escolhida se tornará um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal. Durante a experiência da visita ao Senado, os estudantes poderão simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos.

Foto: Senado.