28 de março de 2023
O presidente Lula convidou o empresário mineiro Lucas Kallas (foto), de origens passenses – neto de Farid Kallas – , a participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República.
Ele é o CEO da Cedro Participações, que teve R$ 2 bilhões faturados em 2021, em negócios nos ramos da mineração, mercados financeiro e imobiliário, café, soja, pecuária e energia solar.
Outro mineiro que participa do Conselhão é o empresário Walfrido dos Mares Guia. A primeira Reunião Plenária está marcada para o dia 13 de abril, de 9:30 às 18h, no Palácio do Planalto.
No último sábado aconteceu no Cemei Maria Helena o Sábado Saudável. O evento foi realizado pela Prefeitura em parceria com uma faculdade contou com várias atividades de prevenção e cuidados para adultos e crianças.
Além de atendimento médico e odontológico, foram ofertados vacinas, exames preventivos e atividades recreativas. Ao longo do ano, outros “Sábados Saudáveis” serão realizados pela cidade.
O vereador Plinio Andrade reprisou no Grande Expediente da Câmara, ontem, um trecho da fala do governador Romeu Zema quando do anúncio da fábrica da Heineken em Passos.
Na época, Zema alertou que só uma grande empresa não representa a redenção de um município. Foi o argumento que o vereador utilizou para alertar a Prefeitura da necessidade de oferecer benefícios também para os pequenos empreendedores da cidade.
E citou como exemplo a situação do Distrito Industrial II, onde existem cerca de 35 lotes abandonados, de propriedade da Prefeitura que, segundo ele, poderiam ser oferecidos para os pequenos empreendedores.
O vereador apresentou o pleito ontem ao prefeito Diego Oliveira, que teria determinado um levantamento da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. E teve argumento forte: “A cidade está beneficiando uma gigante, mas não pode se esquecer dos pequenos que estão aqui uma vida toda”, disse.
O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, ao comentar os investimentos do município na saúde, conforme divulgado nesta coluna no domingo (a partir de informações do Tribunal de Contas do Estado), disse que eles são relativos ao mês de outubro do ano passado. Mas que tudo vai mudar…
Segundo o vereador, esses números serão substancialmente mudados a partir deste ano, quando o município chegar a 25% do orçamento. Aguardemos o TCE.
Outra revelação do líder do prefeito na Casa: as internações no Lar dos Idosos, que vai receber recursos mensais da Prefeitura, a partir de agora só serão feitas depois de uma triagem pelo Creas, através de escolha técnica.