21 de março de 2023
Foto: Arquivo FM.
O governador Romeu Zema vai encarar a sua nova realidade com o Legislativo mineiro. Nessa semana serão analisados projetos de interesse do governo, dentre eles, o que trata da reforma administrativa e da transferência dos serviços da Fundação Caio Martins (Fucam) para a Secretaria de Estado de Educação.
Além da Proposta de Emenda à Constituição que trata da retirada do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) da Polícia Civil, transferindo-o para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Apesar de precisar de 47 votos para apoiar a PEC, os aliados do governo estão otimistas de que a partir de agora, não haverá dificuldade para a aprovação das matérias.
O comandante do 12º BPM, ten cel Leonardo Abdala Guimarães (foto), assinou ofício endereçado a todos os vereadores da Câmara Municipal de Passos, agradecendo pela aprovação dos dois projetos de leis complementares que beneficiam a corporação com o repasse de recursos financeiros.
O dinheiro, que supera a casa de mais de R$ 1 milhão, vai ser utilizado na reforma e reinstalação da sede da 77ª Companhia na praça monsenhor Messias Bragança (Matriz), na ampliação do sistema Olho Vivo, inclusive nas estradas rurais do município, na compra de uma camionete 4×4 e de instrumentos para a banda de música do 12º BPM.
Ainda na reunião de ontem, o vereador Michael Silveira voltou a reivindicar da administração municipal a abertura do canal do côrrego São Francisco a partir do final da canalização, nas imediações da Rua Goiás e até o Frigorífico Municipal.
Ele também concorda que essa é uma das medidas que poderá evitar as enchentes ao longo do Córrego São Francisco, principalmente ao longo da avenida Avelino Maia.
O vereador Alex Bueno anunciou a chegada dos equipamentos da UPA que foram adquiridos com recursos de R$ 200 mil de uma emenda parlamentar de sua autoria.
Entre os equipamentos, 30 poltronas, macas, cadeiras de roda, colchões, insumos e outros equipamentos.
O vereador Edimilson Amparado usou o grande expediente para pedir à Casa uma moção de pesar pela morte do ex-prefeito de São João Batista do Glória, Ivanir Rodrigues.
Os vereadores Edimilson Amparado, Alex Bueno e Luis Carlos do Souto Jr. voltaram a criticar a situação das 28 ruas para as quais foi prometido o asfalto e que até agora nem a manutenção está sendo feita.
A empresa já foi licitada há um ano e, segundo os vereadores, a ela já conseguiu vários adendos no valor do contrato. “O deputado que arrumou recursos federais para essas sobras deve estar arrependido de ter encaminhado esse dinheiro para Passos”, afirmou um deles.